Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Adérito Pedro vence na estreia

Álvaro Alexandre - 19 de Julho, 2016

Atleta do 1º de Agosto e da Selecção Nacional quer o título de Grande Mestre

Fotografia: M.Machangongo

O Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro, da Selecção Nacional sénior masculina de xadrez, realizou ontem, no hotel Tick do Bombo Road, em Kampala, uma excelente partida, na ronda inaugural do Campeonato Africano Individual Absoluto, ao derrotar o MI Francis Eric Anquandah, do Ghana.  Com este triunfo, o xadrezista angolano deu um grande passo. A vitória, no princípio de qualquer competição, fortalece o plano arquitectado. O atleta com o maior Elo Nacional, de 2318, traçou como objectivo o título de campeão e de Grande Mestre. Para chegar a estes dois objectivos, tinha obrigatoriamente que "aniquilar" o MI Francis Eric Anquandah, do Ghana, e continuar na senda das vitórias, até à última jornada. 

 Martin Njoroge Mwangi, do Quénia, cedeu  ponto ao MI David Silva, de Angola, Ali Hussein Mohamud, da Somália, foi derrubado pelo MI Erikson Soares, de Angola, CM Manuel Alberto, de Angola, repartiu o ponto com o MI Moheb Ameir, do Egipto, e MF Cristiano Aguiar, de Angola, sofreu derrota diante do GM Samy Shoker, do Egipto.Nas partidas de cartaz da ronda, o xadrezista MI Adlane Arab, da Argélia, venceu o  Chafik Talbi, do Argélia, GM Essam El Gindy, do Egipto, perdeu para CM Ben Magana, do Quénia, GM Adly Ahmed, do Egipto, empatou com o MF Patrick Kawuma, da Uganda.

Com a conclusão da I ronda, a classificação do Africano Absoluto de Kampala está escalonada, desta forma: GM Samy Shoker (Egipto), MI Abdelrahman Hesham (Egipto), MI David Silva (Angola), MI Eriksno Soares (Angola), Adlane Arab (Argélia), GM Essam El Gindy (Egipto), MF Andrew Kayonde (Zâmbia), MI Arthur Ssegwanyi (Uganda), MI Adérito Pedro (Angola), MF Mahfoud Oussedik Argélia) e MF Harold Wanyama (Uganda), todos com 1 ponto.A II jornada disputa-se hoje, às 9 horas, no mesmo local, com o MI Adérito Pedro, de Angola, a enfrentar mais uma empreita difícil,  defronta o MI Adlane Arab, da Argélia.

O MI David Silva, de Angola, joga  para segunda vitória consecutiva, na partida diante do GM Essam El Gindy, do Egipto, MI Erikson Soares, de Angola, defronta o MF  Andrew Kayonde, da Zâmbia, MI Daniel Cawdery, da África do Sul, recepciona o CM Manuel Alberto, de Angola, e MI Francis Eric Anquandah, do Ghana, defronta o MF Cristiano Aguiar, de Angola.O GM Samy Shoker, do Egipto, joga com o MI Arthur Ssegwanyi, do Uganda, MI Abdelrahman Hesham, do Egipto, enfrenta o MF Mahfoud Oussedik, da Argélia, Em feminino, a CM Joyce Nyaruai, do Quénia, perdeu para a MI Esperança Caxita, de Angola.

O Frente a frente contou para a I ronda do Africano de Kampala. A MI Maria Domingos, de Angola, empatou na ronda inaugural do africano feminino diante da MI  Shahenda Wafa, do Egipto. A GM Shrook Wafa, do Egipto, derrubou a CM Michelle Fisher, da África do Sul, e a
MI Sabrina Latreche, da Argélia, despachou a Julian Van Niekerk Robyn, da África do Sul.Após a conclusão da I jornada do Campeonato Africano sénior feminino, cerca de nove xadrezistas obtiveram vitórias,  comandam a prova com  1 ponto. O grupo está composto pela MF Lorita Mwango, da Zâmbia,  MF Eman Elansary, do Egipto, MI Esperança Caxita, de Angola, MI Boikhutso Mudongo, do Botswana, GM Shroo Wafa , do Egipto, MI Sabrina Latreche, da Argélia,  MI Amira Hamza, da Argélia, MI Anzel Laubscher , da África do Sul, e MI Amina Mezioud, da Argélia.

A Mestre Internacional (MI) Maria Domingos, da Selecção Nacional de Angola, encontra-se na 12ª posição com 0,5 ponto.A II jornada tem as aliciantes partidas, hoje às 9 horas, no hotel Tick do Bombo Road, a MI Esperança Caxita, de Angola,  recepciona a MI Sabrina Latreche, da Argélia. Joyce Wien Kabengano, da Uganda, aguarda a MI Maria Domingos, de Angola.A MF Lorita Mwango, da Zâmbia, joga com a MI Anzel Laubscher, da África do Sul, a MF Eman Elansary, do Egipto, defronta a GM Shrook Wafa , do Egipto, e a MI Amina Mezioud,da Argélia, enfrenta a MI Amira Hamza, da Argélia.