Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Adolescentes competem no mar da Ilha de Cabo

01 de Novembro, 2018

Desafio no mar anima jovens nadadores de diferentes clubes de Luanda

Fotografia: Eduardo Pedro | Edies Novembro

Meia centena de nadadores, com idades entre 12 e 14 anos de idade, defrontam-se hoje, a partir das 10h00, defronte ao restaurante Jango Veleiro, na prova de mar de aproximadamente 1,7 milha marítima. O evento é disputado no sistema rectangular, numa extensão de meia milha marítima com três opções, mormente, de meia milha, uma milha e 1,7 milha náutica.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o coordenador da Comissão Técnica da Federação Angolana de Natação, Joaquim Pestana, disse que as três provas  são disputadas por atletas de 14 anos de idade e os restantes competem nas provas de estafetas e individuais para todas as idades. A classificação é feita por faixa etária. Os de 12 e 13 anos são avaliados num grupo e os de 14 noutro.
Para proporcionar a boa coordenação na logística, as inscrições encerraram na terça-feira. A prova de mar conta com a participação de Clube Náutico da Ilha de Luanda, Marinha de Guerra, Academia Desportiva Escolar Olímpica da Anunciação, Veredas Sport Clube e 1º de Agosto.
Na abertura da competição em águas abertas, disputada a 29 de Outubro, a Federação realizou duas provas de estafetas nas distâncias de 70 e de 800 metros. Cada equipa participou com quatro atletas.
Para acautelar acidentes em provas de águas abertas (ou provas de mar), a Federação Angolana promoveu, na época passada, um curso com a finalidade de proporcionar aos participantes, o desenvolvimento das habilidades na área psicomotor, prática e de atitudes na área afectiva comportamental do cidadão. O evento contou com a participação de 45 candidatos.
Os formandos aperfeiçoaram as matérias como \"acautelar acidentes no interior e fora da piscina\", \"utilizar os meios de salvamento\", \"executar as técnicas no meio aquático\" e \"o suporte básico de vida\".