Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Adérito Pedro falha acesso ao Mundial

?lvaro Alexandre - 19 de Junho, 2017

Atleta da Selecção Nacional averbou duas derrotas durante o Campeonato Africano da Zâmbia

Fotografia: Dombele Bernardo | Edições Novembro

O Mestre Internacional Adérito Pedro, da Selecção Nacional de seniores ocupou a quinta posição do Campeonato Africano Individual da Zona4.3, com 6 pontos, falhando deste modo o acesso a Copa do Mundo, prova marcada para o período de 2 a 28 de Setembro do ano em curso, na cidade Tbilisi, Georgia.

A prova foi disputada Warm Harbor Hotel, na cidade zambiana de Livingstone,  e conquistada pelo Grande Mestre (GM) Kenny Solomon, da África do sul, com 7,5 pontos.

O MI Adérito Pedro, de Angola, terminou vitorioso no encerramento da prova, ao bater o MI Andrew Kayonde, da Zâmbia. A aposta da Federação Angolana de Xadrez (FAX) ficou comprometida a partir do momento que consentiu as duas derrotas e com xadrezistas de nível inferior. O angolano de 2310 de elo sofreu o primeiro desaire com zimbabweano Jemusse Zhemba, de 2020 e a segunda foi o CM Musatwe Simutowe, zambiano de  2157.
Para além das duas derrotas, Adérito Pedro empatou com o CM Roland Bezuidenhout , sul africano de 2076, e  MF Domingos Paulino, angolano de 2203.

O MI Adérito Pedro conquistou cinco vitórias. A acção sofrível foi atribuída a jogador Prince Daniel Mulenga, zambiano de 2110; MF Manuel Alberto, angolano de  2157; Henry Chambula Ngomi, zambiano sem elo; MI Kelvin Chumfwa, zambiano de 2189; e MI Andrew Kayonde, zambiano de 2412.
O MF Domingos Paulino, de Angola, superou no tabuleiro o Prince Daniel Mulenga, da Zâmbia; MF Manuel Alberto, de Angola, abateu o CM Persson Abrantes, de Moçambique; CM João Júlio, de Angola, foi incapaz de evitar a derrota, o ousado foi o Judah Simulundu, da Zâmbia.

Grande Mestre (GM) Kenny Solomon, da África do Sul, garantiu na 9ª  e última jornada o triunfo, derrotando o Mestre Internacional (MI) Daniel Jere, da Zâmbia. Com a vitória o xadrezista anfitrião arrebatou o troféu do Zonal 4.3 e mais mil e quinhentos dólares. O MI Richmond Phiri, da Zâmbia, venceu o Jemusse Zhemba , do Zimbabwe. O Candidato a Mestre (CM) Musatwe Simutowe, perdeu com o CM Roland Bezuidenhout, da África do Sul. O MI Chitumbo Mwali, da Zâmbia,  empatou com o MI  Daniel Cawdery, da África do Sul.

A classificação final foi a seguinte: GM Kenny Solomon, da África do sul, com 7,5 pontos; MI Chitumbo Mwali, da Zâmbia, com 7 pontos; MF Richmond Phiri, da Zâmbia, com  6 pontos; MF Daniel Cawdery, da África do Sul, com 6 pontos; e MI  Adérito Pedro, de Angola, com 6 pontos.
O MF Domingos Paulino, de Angola, fico na 12ª posição com 5 pontos, o MF Manuel Alberto, de Angola, quedou-se na 17ª posição com 4,5 pontos; e em 29º lugar ficou o CM João Júlio, de Angola, com 3 pontos.

FEMININO
A MI Maria Domingos ficou na nona posição com 4,5 pontos do Campeonato Africano da Zona 4.3. Na última ronda a MI Anzel Laubscher  bateu a MI Maria Domingos. A MF Aleida  de Bruyn venceu o  Kgomotso Ndachipiwa. A MI Onkemetse Francis  perdeu com o MF Dantelle Joubert. A CM Linda Banti Hamoonga  sofreu derrota com a CM Michelle Fisher.  A MI Tshepiso Lopang  venceu a  Colletta Wakuruwarewa  e a CM Constance Mbatha  despachou a MF Linda Jambo. Após a conclusão da 9ª jornada do Zonal 4.3 a classificação final foi a seguinte: MF Aleida de Bruyn, da África do Sul, com 6,5 pontos; CM Michelle Fisher, da África do Sul, com 6 pontos; MI Anzel Laubscher, da África do Sul, com 6 pontos; MI Boikhutso Mudongo, do Botswana, com 5,5 pontos; e MI  Tshepiso Lopang, do Botswana, com 5,5 pontos.