Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Adrito Pedro fora da Seleco para as Olimpadas da Gergia

lvaro Alexandre - 16 de Agosto, 2018

Fotografia: Dr

 

O Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro, do 1º de Agosto, foi descartado da Selecção Nacional sénior masculina, que vai disputar a 43ª Olimpíada Mundial de Xadrez , prova a decorrer de 23 de Setembro a 6 de Outubro do ano em curso, na cidade de Batumi, República da Geórgia.
A prestação menos conseguidas do principal pilar do xadrez nacional nas mais variadas provas, contribuiu para o seu afastamento da competição.
O atleta tem como desfavorável, a falta de liderança. \"Tem em falta a disciplina. O xadrezista é excelente perdedor de partidas, por faltas de comparência. Este mau princípio desportivo teve o seu seguimento desde 42ªs Olimpíadas, realizadas em 2016, em Baku, Azerbaijão, e a última pratica registou-se no Campeonato Africano Individual, disputado de 11 a 24 de Maio do ano em curso, na cidade de Luzaca, Zâmbia. Outro factor negativo, não transmite o espírito contagiante das vitórias\", revelou a fonte do Conselho Técnico. 
Em 20 anos, de 1998 a 2018, estreando-se nas 33ªs Olimpíadas, acolhidas na Elista, República da Rússia, participou  em sete provas e ficou de fora em três. O Mestre Internacional este ausente na  40ªs Olimpíadas 2012 (Istambul, Turquia), nas 41ªs Olimpíadas de 2014 (Tromsø, Noruega), e por último as 43ªs Olimpíadas de 2018 (Batumi, Geórgia).
Para a operação mundial, prevista para segunda quinzena do próximo mês, na República da Geórgia, o Conselho Técnico da FAX confirmou as presenças do Candidato a Mestre (CM) Sérgio  Miguel,  do Progresso Sambizanga, campeão nacional absoluto, Mestre Internacional  (MI)  Erikson Soares, do Progresso Sambizanga, MI David Silva, do Progresso Sambizanga, e o MI Catarino Domingos, do Grupo Desportivo da Epal, para a selecção masculina.
Na classe feminina,  MI Esperança Caxita, do Progresso Sambizanga, campeã nacional, MF Ednásia Júnior, da  Macovi Sport Club, vice campeã nacional, MF Luzia Pires, do 1º de Agosto, Irineia Gabriel, do 1º de Agosto, e CM Delfina João, do Progresso Sambizanga, foram as escolhidas.