Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Adérito Perdo e Paulino em jogo de desforra hoje

?lvaro Alexandre - 16 de Junho, 2017

Paulino Domingos é o melhor angolano no zonal zambiano

Fotografia: José Soares | Edições Novembro

O Warm Harbor Hotel, na cidade zambiana de Livingstone, proporciona hoje, às 10h00, um encontro à angolana, pontuável para a sétima jornada do Campeonato Africano da Zona 4.3. O Mestre Fide (MF) Paulino Domingos defronta o Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro um mês depois do último confronto que terminou com a vitória do jogador do 1º de Agosto.

Hoje, MI Adérito Pedro tem a oportunidade de provar a superioridade na vitória anterior. No outro lado do tabuleiro, MF Paulino Domingos tem a desforra como o objectivo para melhorar a classificação dos angolanos na prova zambiana.Noutras partidas da jornada, MF angolano Manuel Alberto joga com CM zambiano Dalington Nyimbili e o CM angolano João Júlio defronta o CM moçambicano Persson Abrantes.

No prosseguimento da jornada, MI zambiano Chitumbo Mwali enfrenta GM sul-africano Kenny Solomon, MI zambiano Andrew Kayonde defronta MI sul-africano Daniel Cawdery, CM zambiano Musatwe Simutowe joga com MI  zambiano Richmond Phiri, MI zambiano Daniel Jere enfrenta CM tswanês Barileng Gaealafshwe.

Ontem para a sexta jornada, MI Adérito Pedro ganhou ao zambiano Henry Chambula Ngomi, CM sul-africano Lyndon Bouah perdeu para MF angolano Domingos Paulino, MF namibiano Dante Beukes perdeu para MF Manuel Alberto, CM angolano João Júlio perdeu para zambiano Lwandamina Keagan.Jemusse Zhemba perdeu para MI Daniel Cawdery, MI zambiana Stanley Chumfwa perdeu para MI zambiana Daniel Jere, MI Chitumbo Mwali ganhou ao CM Musatwe Simutowe, MI zambiana Richmond Phiri venceu zimbabweano Spencer Masango, GM Kenny Solomon empatou com MI Andrew Kayonde no destaque da jornada.

Na tabela de classificação, GM sul-africana Kenny Solomon lidera com 5,5 pontos, seguido do MI zambiano Chitumbo Mwali (5), MI zambiano Andrew Kayonde (4,5), MI sul-africano Daniel Cawdery (4,5) e MI zambiano Richmond Phiri (4).MF Paulino Domingos é o melhor angolano da competição com 3,5 pontos na nona posição. MI angolano Adérito Pedro está na décima posição com 3,5 pontos. O MF angolano Manuel Alberto ocupa a 24ª posição com 2,5 pontos e o CM angolano João Júlio é 30º classificado com 1,5 ponto.

FEMININO
A MI angolana Maria Domingo alcançou ontem a terceira vitória no Campeonato África da Zona 4.3 ao derrotar na sexta jornada a zimbabweana Colletta  Wakuruwarewa. Com a vitória, ascendeu para sétima posição com 3,5 pontos.Noutras partidas, MF Linda Jambo empatou com MF Dantelle Joubert Dantelle, MI Anzel Laubscher empatou com MI Tshepiso Lopang, CM Constance Mbatha empatou com MI Onkemetse Francis, MI Boikhutso Mudongo perdeu para MF Aleida de Bruyn e Ndachipiwa Kgomotso perdeu para CM Michelle Fisher.

Na tabela de classificação, as sul-africanas dominam o Zonal 4.3. MF Aleida de Bruyn (África do Sul) lidera com 4,5 pontos, seguida da compatriota CM Michelle Fisher (4), MI tswanês Tshepiso Lopang (4), MI tswanês Boikhutso Mudongo (3,5) e MI sul-africana Anzel Laubscher (3,5).

Hoje para sétima jornada, a MF Aleida de Bruyn e CM Fisher Michelle defrontam-se a partir das 10h00. As duas sul-africanas medem forças para defender a posição da líder. Noutras partidas, MI Boikhutso Mudongo enfrenta MI Maria Domingos, MI Tshepiso Lopang joga com MI Onkemetse Francis, MI Anzel Laubscher defronta CM Linda Banti Hamoonga, MF Dantelle Joubert enfrenta CM Constance Mbatha e MF Linda Jambo joga com Kgomotso Ndachipiwa.       

Xadrez
Criança Inteligente
anima amanhã Lubango

A segunda edição do Torneio Criança Inteligente em xadrez é disputada amanhã, a partir das 9h00, numa das salas do colégio 1,2,3, na cidade do Lubango, com a participação de 40 atletas afectos aos clubes e às instituições de ensino público e privado.

O evento da Associação Provincial de Xadrez da Huíla, em parceria com os colégio anfitrião, homenageia o Dia da Criança Africana que se assinala hoje.Em declarações ao Jornal dos Desportos, o presidente da Associação Provincial de Xadrez da Huíla, Vicente Silva, assegurou que o evento se enquadra no relançamento da massificação do desporto-ciência e na captação de potenciais xadrezistas.

Participam da empreitada os atletas do Espírito Santo, Evangélico, das Escolas SOS, 1º de Dezembro, Escola nº 187, Benfica Petróleos do Lubango, Inter Futebol Clube da Huíla, Ferroviário, entre outros. O torneio é disputado no sistema suíço a sete jornadas por atletas com idades inferiores a 15 anos e obedece às regras da Federação Angolana de Xadrez e da Federação Internacional de Xadrez.

O ritmo de jogo é de 20 minutos para cada atleta.Recorda-se que a primeira edição realizada no ano passado, na Escola SOS, o Torneio Criança Inteligente contou com o patrocínio da Empresa Águas Preciosa. Participaram da mesma 28 jogadores de quatro instituições de ensino público e privado. Trata-se da Escola SOS, Escola nº 187 do bairro Tchioco, Escola Baptista e Clube Ferroviário da Huíla.Vladimir Carlos e Angelina Massolali, ambos da Escola S.O.S, conservam o título de campeões.        
GH| NO LUBANGO