Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

AFA promove política tributária

Álvaro Alexandre - 21 de Agosto, 2015

Centenas de crianças da AFA interagiram com funcionários da Administração Geral Tributária no anfiteatro da instituição localizado no bairro Morro Bento em Luanda

Fotografia: José Soares

Os aprendizes da arte de futebol afectos à Academia de Futebol de Angola (AFA) receberam instruções, durante dois dias, sobre a observância da cultura de pagamento de impostos. A acção formativa realizada pelo departamento de Psicologia da Academia de Futebol de Angola, no anfiteatro da instituição, localizado no bairro Morro Bento, em Luanda, contou com a parceria do Ministério das Finanças.

A palestra subordinada ao tema "O que fazem os impostos pelo nosso país?" foi assistida por 160 crianças que abraçam o futebol como a segunda opção de aprendizagem, superado pelo estudo académico.

O coordenador da actividade formativa, Gil João, professor da cadeira de Matemática do Colégio 28 de Agosto, parte integrante da Academia de Futebol de Angola, manifestou a satisfação pelo nível de interesse patenteado pelos participantes.

"O interesse foi bastante acentuado. O encontro foi muito interactivo, as crianças não desperdiçaram a oportunidade, questionaram de tudo um pouco sobre os impostos e houve a satisfação esperada", disse.

Gil João acrescentou que "os futebolistas receberam informações detalhados sobre os três importantes imposto: o de rendimento de trabalho, de consumo e de predial urbano".

Na senda dos ideias, que vão de encontro ao resgate dos valores morais, "é necessário que os (nossos) atletas e estudantes aprendam a ser bons cidadãos; um espelho de forma que sejam tratados exemplares".

"Com os ensinamentos absorvidos, no futuro, esses cidadãos podem ajudar a desenvolver o país, sendo bons pagantes de imposto e cumpridores das regras básicas de cidadania",  concluiu.

A Administração Geral Tributária (AGT) está a desenvolver em todo o país a campanha de sensibilização para o pagamento de impostos.  A campanha conta com o apoio dos Ministérios da Educação e da Juventude e Desportos.

O lançamento do projecto aconteceu no dia 20 de Julho, na Escola Ngola Zinga, em Luanda, e está integrado num amplo projecto educativo que envolve um conjunto de actividades de carácter formativo e informativo.