Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Afonsina Mazimba assume Jogos Tradicionais

Joo Francisco - 17 de Dezembro, 2018

O associativismo desportivo angolano está reforçado com mais uma dirigente. Afonsina Pedro Mazimba, de 39 anos de idade, foi eleita, sábado último, presidente de direcção da Associação Provincial dos Jogos Tradicionais de Luanda, em acto decorrido no terraço do prédio dos Árabes, no Distrito da Maianga.
Para conferir a legalidade do acto, a directora para assuntos desportivos do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos de Luanda, Guilhermina Cruz, representou o chefe do pelouro, Manuel Sebastião.
Em lista única, os associados, num total de três instituições legais, deram corpo à direcção. Trata-se de Bulls Big Angola, Vitória da Sapú e 11 de Novembro/Rocha Pinto. O Chicago Bulls perdeu o direito de votar por chegar tarde à cerimónia. Os clubes entram na história como co-fundadoras da Associação Provincial de Jogos Tradicionais de Luanda.
A Comissão Eleitoral foi presidida por Irayourdes Castelo David. Iuri Carlos Rebelo foi o secretário e Leonel Gaspar, escrutinador. Todos são funcionários seniores do departamento que superintende este tipo de actividades no Gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos de Luanda.
No final do acto, a presidente de direcção, Afonsina Mazimba, disse: \"Agora, que estamos reconhecidas, vamos trabalhar para levar os jogos dos tempos dos nossos avôs a outros cantos de Angola e do mundo\".
Em Fevereiro de 2019, iniciam as actividades oficiais com vista os campeonatos provinciais, anunciou Afonsina Mazimba. O programa contempla \"a auscultação de clubes legais em Janeiro e a exortação àqueles que praticam \"ilegalmente\" a actividade a regularizarem-se na instituição\".
A primeira direcção da Associação Provincial dos Jogos Tradicionais de Luanda é constituída pela Afonsina Pedro Mazimba (presidente de direcção), Kuvatila Carlos Andrade (vice-presidente), Solomão João Pinto (secretário geral), Joana Nanivoyani Quinavuidi (secretária geral adjunta).