Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

África do Sul é candidata

13 de Fevereiro, 2014

A África do Sul quer acolher os Jogos Olímpicos de Verão em 2024 depois de ter organizado o Mundial de Futebol em 2010

Fotografia: AFP

A África do Sul vai candidatar-se para sediar os Jogos Olímpicos de 2024 e também quer receber os Jogos da Commonwealth, a Comunidade Britânica, dois anos antes, conforme o ministro dos desportos do país, Fikile Mbabula, citado pelo jornal “Business Day” nesta terça-feira.“O desporto desempenha um grande papel em termos de desenvolvimento das infra-estruturas”, disse Mbabula aos jornalistas, e acrescentou que o presidente sul-africano, Jacob Zuma, já indicou que o país está pronto para receber os Jogos Olímpicos.O anúncio representa uma grande mudança da política por parte da África do Sul, que no ano passado disse que o custo para sediar os Jogos era muito alto.

A Cidade do Cabo perdeu a disputa para sediar os Jogos de 2004 na primeira tentativa de uma cidade africana receber a competição.Especulou-se que Durban podia candidatar-se para os Jogos de 2020, mas os planos foram colocados na prateleira depois de o governo afirmar que era muito caro, mas desde o ano passado parece ter havido mudanças.A inscrição de candidaturas para os Jogos Olímpicos de 2024 deve começar em 2015 e o Comité Olímpico Internacional (COI) pode decidir em 2017 o país organizador. Os próximos jogos, em 2016, vão ser realizados no Rio de Janeiro, enquanto Tóquio deve receber os Jogos de 2020.Uma cidade africana deve receber os Jogos da Commonwealth e a manifestação de intenção deve acontecer no mês que vem. Os próximos Jogos daCommonwealth estão marcados para Glasgow, ainda neste ano, e depois na Gold Coast, na Austrália, em 2018.A África do Sul sediou o Campeonato do Mundo em 2010 e gastou mais de três mil milhões de dólares em infra-estruturas.

ITÁLIA
O primeiro-ministro da Itália, Enrico Letta revelou ter conversado com o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e confirmou que o país pode ter uma cidade candidata a sediar os Jogos Olímpicos de 2024, mas prometeu não exagerar nos gastos para tentar receber o evento.“Disse ao presidente Bach que o Governo deve apoiar a candidatura da Itália para os Jogos de 2024. Pode ser um dos assuntos para se tratar nos próximos meses que deve merecer muita atenção”, comentou Letta, que garantiu gastar menos que Sochi. A cidade russa desembolsou cerca de USD 50 mil milhões na organização dos Jogos de Inverno.