Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Agnelo assume a liderança

Álvaro Alexandre - 13 de Fevereiro, 2015

MI Amorim Agnelo defronta hoje MF Catarino Domingos na principal partida da terceira jornada da Taça Enana

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Mestre Internacional (MI) Amorim Agnelo, do 1.º de Agosto, isolou-se no comando da segunda edição da Taça Enana, que se disputa nas instalações do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, com 12 participantes. O xadrezista do clube militar assumiu sem oposição a primeira posição da torneio, após ter vencido o Mestre Fide (MF) Eduardo Pascoal, da EPAL, na partida de cartaz da segunda ronda da competição.

O MF Eduardo Pascoal, da EPAL, ditou a regra da partida até ao décimo terceiro lance. Depois, perdeu qualidades nas peças mais influentes do sector ofensivo. O MI Amorim Agnelo abraçou com perfeição a fragilidade cometida pelo adversário. A gestão da movimentação da peças, com belas jogadas, foi determinante para a vitória. O representante do Grupo Desportivo da EPAL ficou com poucas hipóteses de proteger a rainha na ponta final. Perante a aflição, colocou a cabeça da rainha à disposição do atleta do 1.º de Agosto.

Noutras partidas, o MF Catarino Domingos (EPAL) empatou com o colega de equipa, o MI Luciano Oliveira, o MF Criastino Aguiar (Académica do Lobito), protagonista da surpresa na primeira jornada, perdeu diante de Vanderson Dias (1.º de Agosto), MI Erikson Soares (1.º Agosto) perdeu diante do MI Adérito Pedro (1.º de Agosto), Sónia Rosalino (EPAL) venceu o Candidato a Mestre (CM) João Simões (EPAL) e MI David Silva (Progresso Sambizanga) derrotou  Valquíria Rocha (EPAL).

Após a segunda jornada da Taça Enana, a classificação é liderada pelo MI Amorim Agnelo com dois pontos, seguido do MI Luciano Oliveira (1,5), MF Catarino Domingos (1,5), Vanderson Dias (1,5), MI David Silva (um), MI Adérito Pedro (um), Sónia Rosalino (um), MF Eduardo Pascoal (um), MF Cristiano Aguiar (um), MI Erikson Soares (0,5), CM João Simões (zero) e Valquíria Rocha (zero).

A terceira jornada da segunda edição da Taça Enana disputa-se hoje, a partir das 15h00, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, com seis partidas aliciantes. As atenções vão estar centralizadas no primeiro tabuleiro. O cenário preparado acolhe o confronto entre o MI Amorim Agnelo (líder do torneio) e o MF Catarino Domingos (detentor do troféu).

No segundo tabuleiro, o MI Luciano Oliveira enfrenta Vanderson Dias. Na perseguição do líder, o segundo e o quarto classificados vão "espremer" todos os lances no tabuleiro. MI Adérito Pedro (sexto) tem partida difícil diante do MF Cristiano Aguiar (nono), MI David Silva (quinto) recebe o MF Eduardo Pascoal (oitavo), ferido pela derrota diante do líder na jornada anterior. As duas últimas partidas atraentes colocam frente a frente o MI Erikson Soares e Sónia Rosalino e o Candidato a Mestre João Simões e Valquíria Rocha. As duas senhoras têm poucas probabilidades de vencer, mas os jogos de bastidores podem trazer surpresas.