Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Aguiar alivia fardo de Angola no Africano de Kampala

Álvaro Alexandre - 20 de Julho, 2016

O atleta do Progresso Sambizanga obteve a única vitória da colectividade diante do ghanês Francis Eric Anquandah.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Cristiano Aguiar pintou ontem de alegria a selecção nacional de xadrez, que disputa no Hotel Tick do Bombo Road, na cidade de Kampala, Uganda, o Campeonato africano Individual Absoluto. O atleta do Progresso Sambizanga obteve a única vitória da colectividade diante do ghanês Francis Eric Anquandah, na segunda jornada da competição.

A humilhação de Angola na montra do xadrez continental foi protagonizada por Adérito Pedro, Mestre Internacional (MI), diante do MI argelino Adlane Arab; MI David Silva foi esmagado por Essam El Gindy, Grande Mestre (GM) egípcio; MI Erikson Soares tombou diante do Mestre Fide (MF) zambiano Andrew Kayonde, Candidato a Mestre (CM) Manuel Alberto sucumbiu ante o poderio do MI sul-africano Cawdery Daniel. Noutra partida importante da jornada, o GM egípcio Samy Shoker superou o MI ugandês Arthur Ssegwanyi.

À entrada da terceira jornada, a classificação é partilhada por um quarteto. GM egípcio Samy Shoker, MI argelino Adlane Arab, GM egípcio Essam El Gindy e MF zambiano Andrew Kayonde lideram com dois pontos cada um.Entre os angolanos, MI David Silva ocupa a 11ª posição com um ponto, o mesmo do MI Erikson Soares na 12ª posição, MF Cristiano Aguiar na 13ª, MI Adérito Pedro na 16ª e CM Manuel Alberto na 23ª posição com meio ponto.

3ª JORNADA

As atenções dos angolanos centralizam hoje no jogo da terceira jornada que vai opor o MF Cristiano Aguiar ao MI Adérito Pedro. A partida marcada para as 9h00 é revestida de sentimento de desforra do atleta do Progresso Sambizanga. Depois de coleccionar derrotas no Match de desempate do Nacional Individual Absoluto, Aguiar tem a oportunidade de se vingar na maior prova continental diante do campeão.

Noutras partidas, o CM queniano Bem Magna defronta o MI angolano David Silva, o ugandês Fauza Farouk enfrenta o MI angolano Erikson Soares, CM angolano Manuel Alberto procura a primeira vitória na prova diante do nigeriano MF Bomo Kigigha.As emoções da jornada está reservada aos primeiros tabuleiros. O GM egípcio Essam El Gindy joga com o GM egípcio Samy Shoker, o MI argelino Adlane Arab enfrenta o MF zambiano Andrew Kayonde, o GM egípcio Adly Ahmed defronta o compatriota o MI Abdelrahman Hesham, o MF argelino Mahfoud Oussedik joga com o MI egípcio Moheb Ameir, MF ugandês Patrick Kawuma enfrenta o MI sul-africano Daniel Cawdery.

FEMININO
A humilhação também chegou à selecção nacional feminina. Ontem, a MI angolana Esperança Caxita perdeu diante da MI argelina Sabrina Latreche. A MI angolana Maria Domingos empatou com a ugandesa Joyce Kabengano.Noutras partidas, a MF egípcia Eman Elansary perdeu diante da compatriota GM Shrook Wafa e a MI argelina Amina Mezioud empatou com a compatriota MI Amira Hamza.

Na tabela de classificação, GM Shrook Wafa, MI Sabrina Latreche e MI sul-africana Anzel Laubscher lideram com dois pontos cada uma. A MI angolana Esperança Caxita ocupa a 10ª posição com um ponto, o mesmo da MI Maria Domingos no 15º lugar.Para a terceira jornada, as angolanas Maria Domingos e Esperança Caxita defrontam-se hoje, a partir das 9h00, no Hotel Tick do Bombo Road.

A GM egípcio Shrook Wafa defronta a MI argelina Sabrina Latreche, a MI sul-africana Anzel Laubscher joga com a MI egípcia Shahenda Wafa, a MI argelina Amira Hamza enfrenta a MI tswanês Boikhutso Mudongo, a MF zambiana Lorita Mwango defronta a MI argelina Amina Mezioud e a CM queniana Joyce Nyaruai joga com a MF egípcia Eman Elansary.