Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Aguinaldo Jaime é vice-presidente

João Francisco - 17 de Maio, 2014

Presidente da FAX Aguinaldo Jaime (à direita) com o presidente da Fide Kirsan Ilyumzhinov na última visita a Luanda

Fotografia: João Francisco

O presidente de direcção da Federação Angolana de xadrez (FAX), Aguinaldo Jaime é a quinta individualidade na lista do actual presidente da Federação Internacional de Xadrez (Fide), o russo Kirsan Ilyumzhinov, para as eleições de corpos sociais do quadriénio 2014-2018. Ilyumzhinov procura a reeleição na direcção da Fide e vai ter como adversário o antigo campeão mundial Garry Kasparov.

Kirsan Ilyumzhinov, de 52 anos de idade, propôs ao angolano Aguinaldo Jaime a vaga de uma das vices-presidências e a sua candidatura conta com a subscrição de 56 federações nacionais, em representação dos continentais africano (22), americano (18), asiático (9) e europeu (7).

Kirsan Ilyumzhinov, principal candidato à eleição, ofereceu uma das vices-presidências ao presidente da FAX, Aguinaldo Jaime, quando visitou Angola entre 14 e 15 de Fevereiro de 2014. O russo prometeu maior apoio ao desenvolvimento do xadrez angolano, caso seja reeleito para mais um mandato. O gesto visa reconhecer o aval de Aguinaldo Jaime, e naturalmente o voto de Angola.

Além de Angola, Kirsan Ilyumzhinov tem o “voto secreto” da Argélia, Botswana, Camarões, Ilhas Comores, Egipto, Gabão,  Gâmbia, Madagáscar, Malawi, Mauritânia, Ilhas Maurícias, Reino dos Marrocos, Moçambique, Namíbia, Ilhas Seychelles, Serra Leoa, Suazilândia, Togo, Tunísia, Uganda e Zâmbia.

Depois de ter apoiado o antigo campeão mundial o também russo Anatoly Karpov à corrida eleitoral da Fide contra Kirsan Ilyumzhinov, em 2010, Garry Kasparov decidiu lançar a sua cartada para as próximas eleições. De 50 anos de idade, Kasparov tem a subscrição de 20 federações nacionais,  cinco em África, duas na América, oito na Ásia e cinco na Europa.

No continente africano, o pretendente do cadeirão presidencial da Fide "caçou" os votos na África do Sul, Ghana, Costa de Marfim, Quénia e Rwanda. Kasparov abdicou de Angola, palco que recebeu Anatoly Karpov, o seu candidato nas eleições passadas, que se fez acompanhar do Grande Mestre inglês Nigel Short.

Contrariamente a Garry Kasparov, a primeira vez que Kirsan Ilyumzhinov esteve em Luanda, o presidente da Fide felicitou a primeira Mestre Internacional angolana e campeã africana de sub-16, Esperança Caxito, no Hotel Epic Sana, onde esteve hospedado e fez uma visita de cortesia ao ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, e foi recebido igualmente no Ministério da Educação.

COMPOSIÇÃO
DAS LISTAS


LISTA A: Kirsan Ilyumzhinov (presidente), Georgios Makropoulos (deputado presidente), Abraham Tolentino (Secretário Geral), Aguinaldo Jaime (vice-presidente), Martha Fierro Baquero (vice-presidente), Adrian Siegel (Tesoureiro).

LISTA B: Garry Kasparov (presidente), Jan Callewaert (deputado presidente), Ignatius Leong (Secretário Geral), África Msimang (vice-presidente), Ian Wilkinson (vice-presidente) e Rex Sinquefield (Tesoureiro).