Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Aguinaldo Jaime pede carinho para jovens da Seleco

Silva Cacuti - 30 de Outubro, 2014

Aguinaldo Jaime pediu apoio para os juniores em conferncia de imprensa realizada ontem na sede da Federao Angolana de Xadrez

Fotografia: Jornal dos Desportos

O s jogadores das selecções nacionais de juniores devem ser acarinhados pela sociedade durante o campeonato africano da categoria que a cidade de Saurimo vai acolher entre 1 e 10 de Dezembro próximo. O gesto visa incentivá-los a uma participação condigna no evento desportivo. O apelo é do presidente da Federação Angolana de Xadrez, Aguinaldo Jaime.O dirigente federativo pediu à sociedade angolana para não exigir  resultados exorbitantes aos atletas das selecções nacionais, porquanto são susceptíveis de jogar sob alta pressão pelo facto de o Campeonato Africano ter lugar em Angola.

"Estamos cientes de que temos uma selecção de jovens com pouca experiência de vivência desportiva. Não estão preparados para suportar  pressões fortes ", esclareceu. Aguinaldo Jaime realçou que os jovens devem ser poupados, apesar da obrigação de realizarem uma boa campanha no campeonato africano. "O facto não nos permite que exageremos nas exigências. Os atletas gozam de certas limitações. Dentro da modéstia que nos caracteriza, vamos para Saurimo fazer bons resultados. E se ganharmos, vai ser mais um ganho para o país", disse. 

Aguinaldo Jaime considerou que a organização do Campeonato Africano de Juniores foi "uma grande conquista" do elenco que dirige, porquanto Angola afastou na corrida vários países. "O mais visível é o Egipto que tinha tudo para organizá-lo", disse.A organização do campeonato africano, para a FAX, é uma oportunidade ímpar para apresentar ao mundo os sinais de desenvolvimento que ocorrem no país.  "É uma boa ocasião de darmos a conhecer ao mundo a realidade do nosso país. A escolha da cidade de Saurimo é propositada. Os nossos convidados vão ter a oportunidade de conhecer a geografia política de Angola", disse. O Campeonato Africano de Saurimo vai estimular a prática de xadrez em toda a extensão do país, segundo Aguinaldo Jaime.