Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Aguinaldo na vice-presidência

Álvaro Alexandre - 15 de Agosto, 2014

Presidente da Federação Angolana de Xadrez vai aproveitar a sua eleição para ajudar a desenvolver a modalidade no continente

Fotografia: Jornal dos Desportos

Aguinaldo Jaime foi eleito vice-presidente da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) para a África. O actual presidente da Federação Angolana de Xadrez (FAX) faz parte da lista liderada por Kirsan Ilyumzhinov, reconduzido na liderança da direcção da FIDE, no acto eleitoral realizado na Noruega.

O 85º Congresso da FIDE foi realizado à margem da 41ª edição da Olimpíada de Xadrez de 2014, disputado de 1 a 14 do corrente mês. O acto de renovação foi realizado na Universidade Tromso, Noruega.

A lista integrada por Aguinaldo Jaime derrotou a liderada pelo ex-campeão mundial Garri Kasparov, por 110 votos a 61, e vai  dirigir o destinos do xadrez mundial no quadriénio 2014-2018.

Kirsan Ilyumzhinov anunciou um investimento de vinte milhões de dólares para o xadrez.

" Estou a reunir fundos para o desenvolvimento do xadrez em África, por valor de meio milhão de dólares. Ainda prometo uma contribuição de 100.000 dólares para a Fundação Kasparov de Xadrez", prometeu.

Lista vencedora: Kirsan Ilyumzhinov (presidente), Georgios Makropoulos (deputado presidente), Abraham Tolentino (secretário-geral), Aguinaldo Jaime (vice-presidente), Martha Fierro Baquero (vice-presidente) e Adrian Siegel (tesoureiro). A lista derrotada integrava Garry Kasparov (presidente), Jan Callewaert (deputado presidente), Ignatius Leong (secretário-geral), África Msimang (vice-presidente), Ian Wilkinson (vice-presidente) e Rex Sinquefield (tesoureiro).

ANGOLA ACOLHE
AFRICANO JUNIOR

Angola acolhe de 1 a 10 de Dezembro o Campeonato Africano de Xadrez em juniores, em ambos os sexos, deu a conhecer a Federação Internacional de Xadrez ( FIDE). O evento vai decorrer na província da Lunda Sul.

Angola organiza o certame por desistência do Egipto, que era a princípio o país acolhedor. 

Cinco angolanos já venceram o Campeonato Aafricano de juniores, designadamente Adérito Pedro, Eugénio Campos, Vladimiro Pina, Erikson Soares e Esperança Caxito.

As apostas de Angola para o Africano da Lunda Sul são Cristiano Aguiar, da Académica do Lobito, e Esperança Caxito, da Escola Macovi, detentora do título, em femininos.

Esses  dois atletas encontram-se a evoluir em Tromso, Noruega, na 41ª Olimpíada de Xadres.