Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Alemanha e as oportunidades de cooperao no desporto

20 de Fevereiro, 2020

Arnaldo Machiveni lidera a Associao Animar

Fotografia: Agostinho Narciso | Edies Novembro

Os Clubes, Associações, Federações, Fundações e outros agentes desportivos são chamados a usufruir das oportunidades de parceria com agentes da Alemanha, no âmbito de relações bilaterais entre os dois países. O apelo é de Arnaldo Machiveni, diplomata alemão e responsável pela Associação ANIMAR.

"O nosso objectivo é ajudar a fortalecer a relação bilateral existente entre Angola e Alemanha. Os países têm uma parceria estratégica, mas o que temos visto é que só exploram as áreas económicas e agora, também a cultural. A área do desporto não tem nenhuma entidade a aproveitar. Não sei se é por falta de interesse. Mas o governo alemão está sempre aberto a colaborar, os  clubes e outras instituições na Alemanha estão abertos", disse.Para o diplomata é preciso que os Clubes, Federações, Associações ou Fundações interessadas tomem a iniciativa de estabelecer parcerias. Garantiu, que a Associação ANIMAR de que faz parte, está disponível para facilitar o acesso aos parceiros.

"Aqueles que estiverem interessados, estamos abertos para ajudar a estabelecer contactos com parceiros alemães", disse.As repúblicas de Angola e da Alemanha vivem um quadro de parceria estratégica, desde a recente visita de trabalho a Angola, da Chanceler alemã Angela Merkel.No âmbito de vários acordos firmados, a empresa alemã Siemens Mobility vai construir, a partir deste ano, o Metro de Superfície de Luanda, no âmbito de uma parceria Público -Privada. Os alemães conseguiram, também, a concessão para gestão dos principais caminhos de ferro e portos existentes, com realce para o CFB, com vista a rentabilizar o tráfego internacional de mineiros, mercadorias e passageiros dos países encravados.

O Presidente da República, João Lourenço, falou do interesse do Executivo em estabelecer com a Alemanha programas de assistência, em matéria de promoção e capacitação de quadros, de investigação e cooperação científica, nos sectores da agricultura e florestas, pescas, educação, formação profissional e saúde.No domínio da cooperação financeira, a Alemanha disponibilizou um financiamento no valor de 1,06 mil milhões de dólares, destinados à aquisição de equipamento electromecânico para apetrechar turbinas da central hidroeléctrica de Caculo Cabaça.

Capacitação
Curso de treinadores prossegue no Ferroviário


Valentin Donath, treinador alemão, que ministra um curso aos técnicos dos escalões de formação de  Clube Ferroviário de Angola, disse estar satisfeito com o nível apresentado por estes e pela motivação e entrega durante as sessões de trabalho.
"Temos, aqui, treinadores que foram atletas e têm demonstrado muita habilidade e interesse. Mas há uma diferença entre conhecer a técnica e ensiná-la às crianças. É nisto que temos estado a trabalhar, com estes treinadores", disse Donath. A formação é organizada pelo clube, em parceria com a Associação ANIMAR e a equipa Alemã do Viktoria Mitte, de Berlim.
Em finais de 2019, no âmbito dos contactos estabelecidos  entre a ANIMAR e o Ferroviário de Angola, Jorge Abreu, presidente do emblema ferro - portuário e um dos seus vice-presidentes estiveram em Berlim e firmaram um acordo de parceria com o Viktoria Mitte, de que resulta, como uma das primeiras acções, o curso que decorre na sede do clube até 27 do corrente.
Participam sete treinadores ligados ao Ferroviário de Angola, entre os quais o antigo futebolista  Fofaná, que se notabilizou ao serviço do Atlético Sport Aviação (ASA).
A formação ministrada por Valentim Donath incide em temas como o  "desenvolvimento individual do atleta", "habilidades técnicas", "como ensinar?", "planeamento do treino" e "coaching".
Arnaldo Machiveni, da ANIMAR, disse que a sua instituição já está em contacto com treinadores de andebol, para virem ministrar formação similar aos treinadores do clube da Baixa de Luanda.  "Até agora, é o único clube que tem parceria connosco. Trabalhamos também com o centro Don Bosco", explicou.