Alemanha e as oportunidades de cooperação no desporto

Arnaldo Machiveni lidera a Associação Animar
Fotografia: Agostinho Narciso | Edições Novembro
Os Clubes, Associações, Federações, Fundações e outros agentes desportivos são chamados a usufruir das oportunidades de parceria com agentes da Alemanha, no âmbito de relações bilaterais entre os dois países. O apelo é de Arnaldo Machiveni, diplomata alemão e responsável pela Associação ANIMAR.
"O nosso objectivo é ajudar a fortalecer a relação bilateral existente entre Angola e Alemanha. Os países têm uma parceria estratégica, mas o que temos visto é que só exploram as áreas económicas e agora, também a cultural. A área do desporto não tem nenhuma entidade a aproveitar. Não sei se é por falta de interesse. Mas o governo alemão está sempre aberto a colaborar, os clubes e outras instituições na Alemanha estão abertos", disse.Para o diplomata é preciso que os Clubes, Federações, Associações ou Fundações interessadas tomem a iniciativa de estabelecer parcerias. Garantiu, que a Associação ANIMAR de que faz parte, está disponível para facilitar o acesso aos parceiros.
"Aqueles que estiverem interessados, estamos abertos para ajudar a estabelecer contactos com parceiros alemães", disse.As repúblicas de Angola e da Alemanha vivem um quadro de parceria estratégica, desde a recente visita de trabalho a Angola, da Chanceler alemã Angela Merkel.No âmbito de vários acordos firmados, a empresa alemã Siemens Mobility vai construir, a partir deste ano, o Metro de Superfície de Luanda, no âmbito de uma parceria Público -Privada. Os alemães conseguiram, também, a concessão para gestão dos principais caminhos de ferro e portos existentes, com realce para o CFB, com vista a rentabilizar o tráfego internacional de mineiros, mercadorias e passageiros dos países encravados.
O Presidente da República, João Lourenço, falou do interesse do Executivo em estabelecer com a Alemanha programas de assistência, em matéria de promoção e capacitação de quadros, de investigação e cooperação científica, nos sectores da agricultura e florestas, pescas, educação, formação profissional e saúde.No domínio da cooperação financeira, a Alemanha disponibilizou um financiamento no valor de 1,06 mil milhões de dólares, destinados à aquisição de equipamento electromecânico para apetrechar turbinas da central hidroeléctrica de Caculo Cabaça.
Curso de treinadores prossegue no Ferroviário
edição impressa
subscreverversão impressa
tempo

Max:32ºC Min:25ºC

Max:30ºC Min:25ºC
inquérito
O que acha da escolha da Selecção A?
Você e o Jornal dos desportos
Cartas dos leitores
Participe, escreva ao Jornal dos Desportos