Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Alssio integra seleco africana

lvaro Alexandre - 12 de Outubro, 2014

Alssio Peter ( esquerda) cumpre um rigoroso programa de formao desportiva elaborado pela direco da Federao Angolana de Tnis de Mesa liderada por Filomeno fortes

Fotografia: Domingos Cadncia

O mesatenista angolano Aléssio Peter António integra a Selecção Africana de cadetes, convocada pelo Conselho Técnico da Federação Africana de Ténis de Mesa, para representar o continente no Campeonato do Mundo, a decorrer de 20 a 28 do corrente mês, em Barbados.

O atleta nacional é aguardado hoje, na cidade de Cairo, do Egipto, para se juntar ao grupo, que amanhã começa os treinos preparatórios visando assegurar uma participação excelente na prova mundial.

O atleta angolano garantiu ao Jornal dos Desportos que está motivado para dignificar a imagem do continente e do país, em particular.
"É uma honra fazer parte da selecção africana. Como angolano que sou, vou fazer tudo para brilhar no Campeonato do Mundo de Cadetes", disse.

Aléssio Peter Antonio deixou ontem o país e vai fazer escala em Lisboa e Paris. A chegada à cidade do Cairo está prevista para as 20 horas de Angola. O mesatenista angolano vai contar com assessoria técnica de Hermenegildo Agnelo, membro do Conselho Técnico da Federação Angolana de Ténis de Mesa.

A  seleccão africana vai fazer um estágio pré-competitivo de cerca de 10 dias no Centro de Alto Rendimento da cidade de Cairo. Os trabalhos são orientados pelo treinador Adedotun Omoniyi, de nacionalidade nigeriana.

O conjunto masculino do continente africano está composto por atletas da Angola, Congo Brazaville, Egipto e Tunísia. Trata-se de Youssef Abdel Aziz (Egipto), Aléssio António (Angola), Nathael Hamdoun (Tunísia) e Regis Kiassi (Congo Brazzaville).

O Conselho Técnico da Federação Africana de Ténis de Mesa orientou o treinador Sofien Bel Taif, de nacionalidade tunisina, para convocar as atletas Sarah Abousetta (Egipto), Esther Oribamise (Nigéria), Yassamine Bouttenni (Argélia) e Fadwa Garci (Tunísia). As quatro jogadoras vão representar as cores do continente no campeonato do mundo de cadetes feminino.

Nos anos anteriores, Angola esteve representada nas selecções africanas de ténis de mesa com a atleta Jerusa Borges. A atleta da Angodente participou de dois campeonatos mundiais e vários torneios internacionais.

Em dez anos de revitalização do ténis de mesa, é pela segunda vez que Angola fornece atleta para as selecções africanas.