Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Alex Fernandes define grupo

Silva Cacuti - 04 de Junho, 2014

Selecção júnior feminina fecha a fase preliminar do grupo B do Mundial diante da Alemanha depois de abrir com a Dinamarca

Fotografia: AFP

O Seleccionador Nacional júnior feminino de andebol, Alex Fernandes, pode definir hoje as 16 atletas com que vai contar para a disputa do Campeonato do Mundo agendado para  28 de Junho a 13 de Julho, na República da Croácia, admitiu ontem, após a sessão de treinos.O treinador conta pela primeira vez com o grupo completo, desde que concentrou a equipa a 24 de Abril. Ontem, apresentaram-se as atletas Juliana Machado, Liliana Venâncio (1º de Agosto) e Teresa Leite (guarda redes de Espanha) que trabalharam em território espanhol.

A equipa nacional conta desde segunda feira com os préstimos de Ríssia de Oliveira e Joana Costa (Petro de Luanda) e Wilma Lucéu (Progresso Sambizanga), que estiveram envolvidas na disputa da Taça das Taças Africanas.O seleccionado tem agora as 23 pré-convocadas e deve mandar sete jogadoras para casa, tarefa que não se afigura fácil em função da renhida disputa entre as jogadoras. Na verdade, há um núcleo de atletas, que sem serem intocáveis, dificilmente ficavam fora das opções de qualquer treinador pelo seu percurso em selecções e pelo potencial demonstrado nas respectivas equipas seniores, onde actuam em regime de dupla categoria.

São os casos de Albertina Cassoma, Juliana Machado, Ríssia de Oliveira, Joana Costa, Wilma Lucéu, Tchesa Pemba, Kássia César, Voneiti Domingos e Liliana Venâncio, que fizeram parte das Selecções campeãs de cadetes e voltaram a jogar juntas na conquista do último campeonato de juniores. As campeãs africanas integram o Grupo B com as selecções da Dinamarca, Holanda, Alemanha, Sérvia e Argentina.

No grupo A constam a Noruega, Coreia do Sul, República Checa, Uruguai, Cazaquistão e a Croácia.A selecção de Portugal vai jogar no grupo C, juntamente com a Hungria, França, Suécia (campeã do mundo), Japão e República Democrática do Congo.O grupo D é constituído pelas selecções da Rússia, Roménia, Eslovénia, Brasil, China e Tunísia.O combinado nacional estreia-se no dia 28 frente a Dinamarca. No dia 30, defronta a Holanda e no dia 2 as comandadas de Alex Fernandes medem forças com a selecção da Sérvia. Angola volta a jogar com a  Argentina, no dia 3, e termina a fase de grupos diante da Alemanha no dia 5.A Selecção Nacional de juniores acumula oito títulos continentais e no campeonato mundial vai procurar a melhoria do 19º lugar.