Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

AMA investiga doping na Rússia

11 de Dezembro, 2014

AMA investiga doping na Rússia

Fotografia: AFP

“Os observadores da AMA serão bem-vindos e nós estamos preparados para os ajudar em pleno no inquérito sobre os factos apresentados no filme”, garantiu o ministro, Vitali Mutko, numa carta endereçada ao presidente da AMA, Craig Reedie, citado pela agência R-Sports.

O ministro destacou que o documentário alemão levantou dúvidas sobre “a pureza” do desporto russo e defendeu que as declarações de atletas no filme não podem ser negligenciadas.

O documentário, sob o título “Dopagem confidencial: como a Rússia fabrica os seus vencedores”, foi difundido a 26 de Novembro na cadeia pública alemã ARD. Nele é feito um retrato duro do atletismo russo, suportado por testemunhos e considerado que este está tomado por dopagem e corrupção em massa.


CICLISMO
UCI "luta"
contra doping


O presidente da União Ciclista Internacional (UCI), Brian Cookson, afirmou que o ciclismo é a modalidade que mais luta contra o doping, perante as suspeitas sobre a Astana, equipa do vencedor da Volta a França de 2014.

A comissão de licenciamento da UCI deve anunciar hoje a decisão sobre a renovação da licença competitiva para 2015, da formação cazaque que conta com o italiano Vincenzo Nibali, depois de uma série de controlos anti-doping positivos.

O presidente da UCI, Brian Cookson, afirmou que antes de tomar uma decisão final, o organismo vai conferir as recentes alegações de colaboração com a Astana do médico Michele Ferrari e necessita para isso  de informações da federação e do comité olímpico italianos.

O clínico italiano, irradiado do desporto por doping, negou a ligação, mas Cookson afirmou que estas alegações são “novas e muito sérias”, assumindo, perante um pequeno grupo de jornalistas, que estas não foram tidas em conta na avaliação da comissão de licenciamento.

“Há dois grupos de desportos: os que têm problemas com doping e estão a tentar activamente  fazer algo sobre isso e gostaria de dizer que estamos na liderança. Depois, há aqueles desportos que têm problemas com doping e continuam em negação e que mais cedo ou mais tarde, vão ter problemas”, referiu Cookson