Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ambrósio vence no circuito fechado

Venâncio Victor -Malanje - 20 de Setembro, 2016

Motociclismo em Malanje recebe apoios

Fotografia: Kindala Manuel

O piloto Nelson Domingos Ambrósio venceu no domingo, em Malanje, a prova de motorizada em circuito fechado, disputado em 20 voltas, em alusão ao Dia do Herói Nacional, com vista ao relançamento do desporto motorizado na província. Ao totalizar o maior número de pontos, na classe de 125 cc, o piloto conseguiu o feito, bateu na concorrência José Domingos Jorge e Francisco Gaspar, que ficaram nas posições imediatas (2º e 3º lugares).

Com o domínio na prova, Nelson Ambrósio, um principiante nas lides do desporto motorizado, demonstrou estar em bom momento de forma desportiva e disse que a competição esteve renhida, apenas na penúltima volta garantiu a vitória, beneficiou de um problema técnico que surgiu na motorizada do seu opositor, José Domingos Jorge.

“Sinto - me motivado por ter vencido pela primeira vez uma prova do género, e espero que os órgãos de direitos apoiem a modalidade a nível da província, com meios técnicos e matérias”, frisou.A prova contou com a participação de 18 pilotos,  com destaque para Sardinha Domingos, de 63 anos de idade, o mais velho da prova que compete desde 1980.

DESPORTO MOTORIZADO
Governo de Malanje
garante mais apoios



O vice-governador provincial de Malanje para o Sector Politico e Social, Manuel Campo, garantiu mais apoios a Comissão Instaladora Provincial do Desporto Motorizado, para o desenvolvimento da modalidade ao nível dos 14 municípios que compõem a província.O governante falava à imprensa no final de um circuito motorizado realizado no centro da cidade de Malanje, que visou saudar o Dia do Herói Nacional, encorajou a sociedade civil e demais Associações desportivas, a promoverem actividades que contribuam para a educação desportiva da juventude.

Manuel Campo defendeu a necessidade de a juventude local estar cada vez mais engajada na prática desportiva, porque ajuda  igualmente no rendimento escolar.” O Governo Provincial vai desenvolver acções para que a Associação Provincial do Desporto Motorizado se desenvolva e promova mais actividades, para dar mais vida aos municípios sede e do interior da província.”disse.

O vice-governador de Malanje destacou a aderência da população ao evento, defendeu a necessidade da realização de acções formativas no seio dos praticantes de motocross, na região. O director provincial da Juventude e Desportos, Fernando Cristóvão, destacou o apoio incondicional do Governo de Malanje, que contribuiu para o êxito da actividade, elogiou a coragem e determinação da comissão instaladora do desporto motorizado. Fernando Cristóvão destacou a entrega de um espaço condigno para o funcionamento das demais Associações desportivas, para que estas possam desenvolver, se for tido em conta que Malanje já foi uma referência do desporto.

O director disse que a província dispõe de quadros capazes, e de infra-estruturas para o desenvolvimento do desporto, augurou que nos próximos tempos a região tenha bons resultados em  diversas actividades, quer domésticas, como nacionais. O porta-voz da Comissão Instaladora do Desporto Motorizado em Malanje, José de Bessa Gaspar, disse que a realização do circuito constitui o primeiro passo, e o segundo vai ser a evolução para a uma Associação provincial dos desportos, de automóveis, karting, ciclismo, motociclismo, se com a ajuda de todos, levar o desporto a bom caminho. A comissão debate-se com a falta de recursos financeiros.
VENÂNCIO VICTOR -Malanje