Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Amorim Agnelo vence Taça Enana

Álvaro Alexandre - 20 de Fevereiro, 2015

Amorim Agnelo vence Taça Enana

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Mestre Internacional (MI) Amorim Agnelo, do 1.º de Agosto, venceu  a II edição da Taça Enana, disputado de 10 a 18 do corrente mês, na esplanada do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro. O empate na última jornada, diante do Candidato a Mestre (CM) João Simões, da EPAL, e a derrota do Vanderson Dias, do 1.º de Agosto, diante do Mestre Fide (MF) Catarino Domingos, foram determinantes para a decisão do título.

Quando se esperava por uma postura agressiva e demolidora dos xadrezistas João Simões e Vanderson Dias, principais opositores de Amorim Agnelo, acabaram por fracassar nos objectivos.

Os mais de 80 lances efectuados por João Simões, para sacrificar o reduto final do Amorim Agnelo, não foram suficiente para evitar o empate.
O xadrezista Vanderson Dias, segundo classificado da sexta e última jornada, perdeu a oportunidade de ficar entre os três premiados da Taça Enana. A derrota sofrida no confronto com o MF Catarino Domingos deitou tudo a perder.

O MF Eduardo Pascoal, da EPAL, perdeu diante do MI Erikson Soares, do 1.º de Agosto; MI Adérito Pedro, do 1.º de Agosto, seguiu o mesmo destino, perdendo com MI David Silva, do Progresso Sambizanga; Sónia Rosalino, da EPAL, venceu a Valquíria Rocha, da EPAL; e MF Cristiano Aguiar, da Académica do Lobito, e MI Luciano Oliveira, da EPAL; ambos empataram.

Após a conclusão da sétima e última ronda do torneio a classificação final foi a seguinte: Amorim Agnelo (cinco), MI Erikson Soares (cinco), MF Catarino Domingos (4,5), Vanderson Dias (4,5), CM João Simões (quatro), MI Luciano Oliveira (3,5), MF Eduardo Pascoal (3,5), MF Cristiano Aguiar (3,5), MI Adérito Pedro (três), Sónia Rosalino (três), David Silva (2,5) e Valquíria Rocha (zero).