Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Amorim e Erikson decidem título

16 de Fevereiro, 2015

A vitória vai ser decisiva para encarar a última ronda marcada para quarta-feira que vai decidir a ordem da tabela classificativa

Fotografia: José Soares

Os Mestres Internacionais (MI) Amorim Agnelo e Erikson Soares, ambos do 1.º de Agosto, decidem hoje, às 15h00, nas instalações do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o título da II edição da Taça Enana em xadrez. Os xadrezistas militares defrontam-se no primeiro tabuleiro da sexta e penúltima jornada do torneio.

 Tudo está em aberto.  Qualquer um dele pode conquistar a prova. A vitória será decisiva para encarar a última ronda, marcada para quarta-feira, de forma confortável e sem precisar de realizar gigantescos esforços. As possibilidades estão repartidas, visto que já defrontaram adversários de grande quilate.

O MI Amorim Agnelo é o mais regular da competição, em cinco partidas disputas obteve três vitórias e dois empates e os mesmos foram o Mestre Fide (MF) Catarino Domingos (EPAL) e Vanderson Dias (1.º de Agosto). O MI Erikson Soares, adversário de respeitar, teve mais prejuízos, empatou com Vanderson Dias  e perdeu com o MI Adérito Pedro (1.º de Agosto). A segunda quadra de jogo recepciona um escaldante confronto.

Enfrente vão estar os militares do Rio Seco. O jovem Vanderson Dias está decidido a atarefar o MI Adérito Pedro. O MF Catarino Domingos, da EPAL, mede força com o Candidato a Mestre (CM) João Simões, da EPAL, Sónia Rosalino, da EPAL, defronta o MF Eduardo Pascoal, da EPAL, MI Luciano Oliveira, da EPAL, enfrenta MI David Silva, do Progresso Sambizanga, e MF Cristiano Aguiar, da Académica do Lobito, tem a tarefa facilitada ao defrontar a atleta da EPAL, Valquíria Rocha, última classificada e sem pontuar.

A quinta jornada, disputada ontem, foi dominada pelo empate imposto por Vanderson Dias, forçando o MI Amorim Agnelo a consentir a segunda partilha de ponto na Taça Enana. O MI Erikson Soares venceu MF Catarino Domingos, CM João Simões derrubou MI Luciano Oliveira e MI David Silva perdeu diante do MF Cristiano Aguiar. Sónia Rosalino e Valquíria Rocha perderam por falta de comparência a favor do MI Adérito Pedro e MF Eduardo Pascoal, respectivamente.

 Após a conclusão da oitava jornada da Taça Enana a classificação ficou assim escalonada: MI Amorim Agnelo (quatro), MI Erikson Soares (3,5), Vanderson Dias (3,5), MI Adérito Pedro (três), CM João Simões (três),   MF Catarino Domingos (três), MF Eduardo Pascoal (2,5), MF Cristiano Aguiar (dois), MI Luciano Oliveira (dois), Sónia Rosalino (dois), MI David Silva (1,5) e Valquíria Rocha (zero).

CURSO
Jornalistas beneficiam
de acção formativa


O Comité Organizador da XXIV edição do Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva de Corrico de Alto Mar, prova a decorrer de 28 de Março a 4 de Abril do ano em curso, na cidade de Lobito, em Benguela, realiza esta quinta-feira, das 9h00 às 12h00, na Galeria dos Desportos, na Cidadela, um "workshop" dirigido a profissionais da comunicação social.

O encontro com a imprensa desportiva foi anunciado ontem pelo presidente da Federação Angolana de Pesca Desportiva, Fernando Santos "Fefé". "A importância que o Campeonato do Mundo Pesca Desportiva tem para Angola obriga a que todos os parceiros falem a mesma língua. Os jornalistas  são imprescindíveis no sucesso do evento e devem estar bem documentados para realizarem a divulgação dos acontecimentos com propriedade", disse.

O dirigente afirmou que a acção formativa será extensiva a todos interessados. "A pesca desportiva é pouca divulgada e a população desconhece como é feita. É uma soberana oportunidade para expandirmos os conhecimentos sobre a pesca desportiva de alto. Todos os interessados podem participar no seminário de actualização. O prelector é Horácio Pina, presidente do Clube Náutico da Ilha de Luanda", informou. O prelector vai abordar vários temas, destacando-se "O que é a pesca desportiva do Alto? As regras e como se processa a pesca?".