Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

AMUD leva COA a tribunal

Silva Cacuti - 22 de Janeiro, 2015

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Comité Olímpico Angolano (COA) apresenta hoje aos jornalistas a sua versão sobre o processo judicial movido contra si por Teresa Quarta, ex-presidente da Associação Angolana Mulher e Desporto (AMUD) e antigo membro da Comissão Executiva (direcção) do COA, na sequência do processo eleitoral na associação feminina.

O COA chama os jornalistas para uma conferência de imprensa, hoje, às 17h00, na sala de reuniões da Galeria dos Desportos, à Cidadela Desportiva.
Em 20 de Abril de 2013, a AMUD realizou uma Assembleia Geral que culminou com a reeleição de Teresa Quarta ao cargo de presidente de direcção. A jurista era a presidente cessante.

Participaram na Assembleia Geral representantes de 11 províncias, cinco delegadas das federações nacionais e dez delegadas individuais.
A Assembleia Geral não tinha sido convocada pela presidente da Mesa da Assembleia Geral, Eufrazina Maiato, conforme orientam os Estatutos da AMUD. O COA considerou que o processo de indicação de representantes da AMUD para a Assembleia não obedeceu aos Estatutos e invalidou os efeitos daquela eleição.

A 20 de Julho de 2013, num novo processo eleitoral, Odeth Tavares, antiga capitã da selecção nacional de andebol, era eleita presidente da AMUD para o mandato 2013/2017. A AMUD, criada em 2009, emana da comissão "Mulher e Desporto" do COA, que era coordenada por Teresa Quarta, que acabou por ser a primeira presidente do organismo.             
SILVA CACUTI