Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ana Isabel eleita presidente

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 22 de Maio, 2016

Ana Isabel foi eleita a nova presidente da Associação provincial de Atletismo da Huíla

Fotografia: Jornal dos Desportos

Ana Isabel bateu na concorrência Eduardo Cristóvão, líder da lista A.

Fizeram parte do processo de votação o Benfica Petróleos do Lubango, Inter Futebol Clube do Lubango e Clube Desportivo da Huila. A Escola de Treinamento Desportivo Manuel Jamba Sport ficou de fora por ter sido considerada pela Comissão Eleitoral como Núcleo e sem direito de voto.

Na sua primeira alocução, a nova presidente prometeu expandir o atletismo em toda a extensão da província da Huíla e apostar na formação de monitores e de treinadores. A reorganização da Associação é outro desafio a que se propõe para o seu mandato. Ana Isabel substitui na presidência Pedro Dala, que dirigiu a instituição durante oito anos.

Em declaração ao Jornal dos Desportos, Ana Isabel, prometeu criar uma política desportiva que vai atrair os empresários locais e fomentar o atletismo nos clubes locais.

“Propusemo-nos a materializar a promoção de Grandes Prémios em atletismo direccionados às celebrações das empresas locais, enquadramento das nossas atletas (escolas) nos clubes da província e atrair os empresários a patrocinar duas atletas femininas, dois masculinos e um treinador", disse.

Ana Isabel manifestou que urge trabalhar no resgate de mística feminina huilana. A dirigente lembrou que a Huíla foi potência de meio fundo e fundo em ambos sexos. Com o tempo, disse, algumas estrelas representam equipas de Luanda em detrimento da Huíla. Para inverter a realidade, os projectos de massificação em curso vão beneficiar de acompanhamento e supervisão da Associação.

Ana Isabel iniciou a carreira desportiva, em 1988, no Grupo Desportivo da Ngola. Participou de várias provas nacionais e internacionais de pista, estrada, corta matos, com destaque para São Silvestre, campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos.

Actualmente é mentora do projecto de massificação “Okuhateka”, expandido nos 14 municípios da província da Huíla.