Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ana Ivanovic termina a carreira

30 de Dezembro, 2016

A sérvia Ana Ivanovic, antiga número um mundial, anunciou na tarde de quarta-feira, no Facebook, que decidiu pendurar as raquetas.

Fotografia: AFP

A sérvia Ana Ivanovic, antiga número um mundial, anunciou na tarde de quarta-feira, no Facebook, que decidiu pendurar as raquetas. "Não uma há forma fácil de dizer isto, decidi retirar-me do ténis. Foi uma decisão difícil, mas acabo com muitos motivos para celebrar", referiu a jogadora, de 29 anos, que venceu 15 torneios ao longo da carreira, incluindo Roland Garros, em 2008.

"Alcancei metas que nunca sonhei em alcançar, comecei a sonhar com o ténis quando tinha 5 anos de idade, vendo Monica Seles a jogar pela televisão", declarou Ivanovic.

"Eu ganhei 15 torneios WTA, disputei 3 finais de Grand Slam, uma final de Fed Cup, joguei tantas partidas memoráveis", lembrou a agora ex-tenista.
"Mas alcançar essas metas em qualquer desporto profissional requer uma forma física óptima. É de conhecimento público que eu estava debilitada pelas lesões e não posso jogar se não estou em plena forma física, o que não é o caso, assim que é tempo de passar a outra coisa", concluiu Ivanovic.Ivanovic, que juntamente com Novak Djokovic é uma das principais figuras do desporto sérvio, deixou ainda um apelo aos fãs.

"Não fiquem tristes, sejam optimistas, como eu. O meu muito obrigado a todos vocês", acrescentou a tenista, que se retira na 63ª posição, depois de ter passado por algumas lesões.

Uma das maiores figuras do ténis feminino - e do desporto feminino no geral - Ivanovic despede-se da modalidade com 480 vitórias, uma série de 48 torneios do Grand Slam jogados consecutivamente - a 7.ª maior da história - e a admiração de todas as suas colegas, que unanimemente a consideram uma das jogadoras mais simpáticas do circuito WTA.

Casada com o jogador de futebol alemão Bastian Schweinsteiger, do Manchester United, a sérvia afirmou que se dedicará no futuro a "actividades filantrópicas", como seu trabalho em parceria com a Unicef, e irá explorar "diferentes oportunidades nos negócios, beleza e moda".