Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ana Nóbrega compete nos Jogos do Rio

Rosa Panzo - 13 de Julho, 2016

Nadadora do 1º de Agosto foi a melhor do campeonato da zona IV realizado em Angola no ano passado

Fotografia: Paulo Mulaza

O wild card (convite) do Comité Olímpico Internacional (COI), endereçado à Ana Nóbrega, não apanhou de surpresa a direcção do 1º de Agosto.As performances da atleta, resultantes da dedicação e empenho no trabalho, indiciaram "um piscar de olho" das entidades responsáveis da natação mundial. A manifestação é de Luís Cláudio, coordenador do departamento de natação da equipa do Rio Seco.

Na reacção ao convite, Luís Cláudio lembrou que "Ana Nóbrega é a melhor atleta angolana da actualidade, foi a melhor do Zonal IV realizada em Angola, teve bom rendimento nas competições de Portugal, onde milita pelo Vila Real". Por esses motivos, "a direcção do 1º de Agosto  esperava por esse convite do COI".

Elsa Freira valorizou o esforço da Federação Angolana de Natação e do 1º de Agosto na atribuição do wild card a Ana Nóbrega. A primeira nadadora angolana a representar o país nos Jogos Olímpicos destacou também o "trabalho e desempenho da atleta"."Este convite é fruto da dedicação e desempenho da atleta. Tudo isso não seria possível sem a ajuda da Federação Angolana de Natação e do1º de Agosto. Contudo é bom saber que vamos ter dois grandes atletas em representação de natação angolana na maior festa desportiva do mundo. Parabéns a Ana Nóbrega", disse.

Joaquim Pestana, Secretário - geral da Federação Angolana de Natação, encorajou os demais atletas nacionais a seguirem o exemplo de dedicação e empenho no trabalho da nadadora angolana."Ana Nóbrega conseguiu o feito pelo seu esforço e dedicação nos campeonatos nacionais, africanos, zonais e mundiais. O convite incentiva os outros atletas angolanos a seguirem o exemplo, a fim de se esforçarem mais e melhorarem as suas marcas, sobretudo, nas provas da FINA (Federação Internacional de Natação). Devem trabalhar mais para marcarem presenças nos Jogos Olímpicos do Japão'2020", disse.
Pestana realçou que a natação angolana tem bons profissionais. A presença, nas três últimas edições dos Jogos Olímpicos confirma a qualidade na natação angolana.

Com o wild card, Ana Nóbrega junta-se a Pedro Pinotes na delegação para o Rio'2016. A angolana faz a sua estreia nos Jogos Olímpicos no Brasil e enriquece o currículo desportivo. Tem três presenças nos campeonatos da Zona IV, onde foi considerada a melhor atleta feminina da edição de 2015 e quatro participações nos campeonatos do mundo. A última ocorreu na região de Cazã, na Rússia.

Ana Nóbrega estabeleceu novo recorde na prova de 50m costa no último campeonato nacional absoluto disputado de 30 de Junho a 2 de Julho, em Luanda. A atleta do 1º de Agosto estabeleceu a marca de 32s63 e superou o tempo anterior que também lhe pertencia: 32s80 (2014).Na história dos Jogos Olímpicos, a natação angolana marcou presença em Barcelona'1992 com Pedro Lima e Elsa Freire. Em Beijing'2008, Ana Romero e João Matias vestiram as cores nacionais. Em Londres'2012, Mariana Henriques nadou pelos angolanos.

Recorda-se, que Pedro Pinotes obteve a qualificação directa ao estabelecer os mínimos B estabelecidos pelo COI. O atleta angolano marcou 4min99 na prova de 400 metros estilo e 2min4s23 na prova de 200 metros estilo, todas do campeonato português sob as cores do Sporting de Portugal.