Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ana Nóbrega motivada com convite para o Rio

Silva Cacuti - 19 de Julho, 2016

Nadadores angolanos realizam estágio pré-competitivo na Europa

Fotografia: Paulo Mulaza

A nadadora angolana, Ana Nóbrega, vive dias de alta motivação devido ao convite que recebeu para estar presente no torneio olímpico do Rio de Janeiro. A motivação da atleta é visível e demonstra no empenho que dedica à preparação que decorre no Vila Real de Portugal, seu clube, assegurou Ana Lima que é vice - presidente da Federação Angolana de Natação.

A dirigente revelou que Pedro Pinotes, outro nadador que vai representar o país por ter alcançado os mínimos olímpicos, vive o mesmo estado de ânimo.
"A Ana e o Pinotes estão a treinar, obedecem a um plano de treinos, nos respectivos clubes,  estão na fase final da preparação. Ambos, estão expectantes e muito motivados, principalmente a Ana, depois que recebeu o convite para os jogos", disse.

 A nadadora, que em Angola representa o 1º de Agosto, mereceu o convite da comissão organizadora, Comité Olímpico Internacional (COI), fruto do empenho nos campeonatos, angolano, português e nas selecções nacionais.

 No último campeonato absoluto disputado na piscina de Alvalade, de 30 de Junho a 03 do corrente mês, Ana Nóbrega, 25 anos, estabeleceu novo recorde nacional nos 50 metros costas, ao perfazer o percurso com tempo de 32segundos e 63 centésimos, marca inferior à (32.80) registada em 2014.

 No historial, a nadadora que regista a sua estreia nesta competição, conta com três presenças no zonal IV, nomeadamente, em 2013 (Zâmbia), 2014 (Uganda) e 2015 (Angola), quatro mundiais, além de integrar a convocatória da selecção nacional no africano de Brazzaville de 2015. Nóbrega vai disputar a prova olímpica do 100 metros livres.
 
Pedro Pinotes, por sua vez, apurou-se  para o “Rio2016” ao cronometrar 4:24.99,nos 400 metros estilos, e nos 200 metros da mesma especialidade, com 2:04.23, durante o campeonato luso, ao serviço do Sporting de Portugal. Pinotes apurou-se na especialidade de 400 metros estilos.

 Além da natação, nos Jogos Olimpicos 2016 Angola vai estar representado na vela, canoagem, judo, remo, andebol feminino e tiros aos pratos.

PREPARAÇÃO
Nadadores fazem
derradeira prova


De 21 a 24 do corrente, os nadadores angolanos, Ana Nóbrega e Pedro Pinotes participam no campeonato português ABS, em representação de seus clubes. Ana vai nadar pelo Vila Real, enquanto Pinotes, pelo Sporting de Portugal.

Segundo a vice-presidente da Federação Angolana de Natação, Ana Lima, "a participação de ambos nestes campeonatos, inserem-se na preparação para os jogos Olímpicos, uma vez que se aproxima a data do embarque para o palco da competição".

"Ele têm competição neste final de semana,  em seguida rumam para o Rio, onde vão continuar a preparação", disse.
A prova é a derradeira competição para aquilatar os níveis competitivos dos dois atletas angolanos.