Anatoly Karpov em Luanda para a Cimeira Africana
Ex-campeão mundial escalou ontem a capital do país
Fotografia: José Cola
O grande mestre Anatoly Karpov está em Luanda, desde o princípio da tarde de ontem, para participar na Cimeira Africana de apoio à sua candidatura, à presidência da Federação Internacional de Xadrez, que tem início hoje às 9h00, no Hotel Skyna. O ex-campeão mundial, que foi recebido na sala protocolar do aeroporto “4 de Fevereiro” pelo presidente da Federação Angolana de Xadrez, Aguinaldo Jaime, e outras figuras de proa da referida instituição, garantiu à imprensa que Angola vai ter um papel de destaque no seu projecto de desenvolvimento da modalidade em África.
O aspirante ao mais alto cargo do órgão reitor do “desporto ciência” à escala planetária reconheceu ter poucos conhecimentos sobre o estado em que a modalidade se encontra no país, mas, segundo avançou, sabe que os jogadores angolanos têm bom nível técnico, realçando a sua intenção de dar oportunidade para as crianças conhecerem o xadrez, por forma a desenvolverem-no, com base na formação.
Anatoly Karpov, que possui com 26 escolas da modalidade em vários países do mundo, lamentou o facto de a sua dedicação à formação e outras actividades filantrópicas no continente se terem cingido, até agora, a países do Norte de África, um quadro que pretende inverter se for eleito para a presidência da FIDE. O xadrezista russo mostrou-se optimista face ao apoio recebido de importantes federações do continente africano, referindo-se ao incondicional apoio do ministro da Educação da Etiópia e de Aguinaldo Jaime que, em caso de vitória, vai tornar-se numa das seis personalidades mais importantes do xadrez mundial.
“Tive a oportunidade de estar em outros países, como o Senegal, África do Sul, Zimbawe, Egipto, entre outros países. Acredito que, nesta Cimeira, vamos ter importantes subsídios quanto àquilo que são as prioridades. Garanto que temos um suporte financeiro para levar avante o nosso programa, se formos eleitos”, afirmou.
Aguinaldo Jaime optimista
O presidente da Federação Angolana de Xadrez (FAX), Aguinaldo Jaime, considerou a presença de Anatoly Karpov, desde ontem em Luanda, como um reconhecimento de Angola pelas várias instâncias do Mundo ligadas ao desporto. O número um da FAX disse sentir-se regozijado pelo facto de o país acolher o evento que vai juntar dirigentes de vários países africanos, para abordar o desenvolvimento da modalidade.
Algumas linhas de força do candidato à presidência do FIDE, convergem com o que já está a ser feito internamente, particularmente na formação, afirmou. Aguinaldo Jaime frisou, ainda, que durante o mandato da actual direcção da FIDE, liderada pelo russo Kissan Yliniov, que está no posto há 16 anos, Angola tem beneficiado muito pouco da acção da Federação Internacional de Xadrez, tanto é que nunca houve a visita de qualquer dirigente sénior ao país.
“Acreditamos que o programa elaborado por Anatoly Karpov vem a ser um complemento daquilo que estamos a fazer com a criação de núcleos desportivos e a introdução do xadrez nas escolas. Julgamos que, com a eleição dele, será a África a ganhar por ser a zona com menos recursos para o desenvolvimento do Xadrez”, finalizou.
- Xadrez Mestre Anatoly Karpov chega hoje a Luanda Ler mais »
- João Júlio e Manuel Alberto engrossam fileiras do ASA Ler mais »
- Angola proposta para organizar campeonato Zonal 4.3 por equipas Ler mais »
- Ediberto Domingos arranca vitória suada Ler mais »
- Armindo de Sousa reconhece competitividade no Zonal 4.3 Ler mais »
Girabola
11ª Jornada
| J | V | E | D | G | P | |
| 1 |
11 | 9 | 2 | 0 | 21:5 | 29 |
| 2 |
11 | 7 | 3 | 1 | 14:6 | 24 |
| 3 |
11 | 6 | 3 | 2 | 17:8 | 21 |
anos anteriores
Inquérito
O técnico Romeu Filemon exagerou na lista de convocados ao serviço dos Palancas Negras?
O tempo
23ºC
Máx:29ºC Min:22ºC
Máx:29ºC Min:22ºC
Você e o Jornal dos Desportos
Participe, escreva ao Jornal dos Desportos.
Petro de Luanda
1º de Agosto



