Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Andebol entra hoje em acção

Silva Cacuti - 26 de Julho, 2014

O confronto entre angolanas e moçambicanas tem sabor a desforra depois do último confronto em Maputo

Fotografia: José Cola

A selecção feminina de cadetes em andebol defronta hoje a similar de Moçambique, no pavilhão multiusos de Luanda, às 18h00, em partida que marca o encerramento da primeira jornada dos IX Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Diante das adversárias de hoje, as angolanas são favoritas. O favoritismo é reforçado pelo historial e prestígio que a modalidade granjeou.

Otélio Matusse, seleccionador moçambicana, não traz para Angola "pernas de pau" nem nada que se pareça. As moçambicanas conservam o título da última vez que a prova foi disputada pelo sector feminino. Na edição de 2010, em Maputo, Moçambique terminou a prova invicta.

Águas passadas não movem moinhos. A verdade é que o andebol feminino angolano é a modalidade que tem possibilidades reais de obter medalhas na IX edição dos Jogos da CPLP.

O pouco tempo de preparação do conjunto orientado por Teresa Camunheira tem pouca influência no grupo.

Teresa Camunheira elegeu as atletas Eliana Paulo, Alexandra Shunu, Patrícia Neto, Leopoldina Cristovão, Loide dos Santos, Edvania Cassange, Jassenia Pinto, Florência do Nascimento, Shekina Paulo, Natália Kamalandua, Audilia Carlos, Helena Paulo, Otilia Alves Vera Ngonga para a empreitada.

A prova é aberta esta manhã, na Cidadela Desportiva, com a disputa dos jogos entre Brasil e Cabo Verde e a seguir entre Portugal e São Tomé e Príncipe.