Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Andebol: Juniores prepraram amanh compromissos internacionais

Silva Cacuti - 29 de Maio, 2009

Equipa nacional vai ser orientada por Nelson Catito

Fotografia: JD

A pré-selecção nacional júnior feminina de andebol concentra-se, amanhã, na sede da Federação Angolana de Andebol, para esboçar a sua participação no Campeonato Africano da Côte d’Ivoire, de 16 a 28 de Agosto. O encontro tem por objectivo informar as
jovens atletas sobre o plano de preparação e objectivos da selecção nacional que detém o título africano.

Vivaldo Eduardo, técnico que dirigiu a equipa na conquista da última edição da prova africana da categoria, foi reconduzido ao cargo em Março, mas acabou por abdicar da função, alegando razões pessoais.

A FAA chamou para o seu lugar Nelson Catito, que, de resto, é adjunto de Paulo Pereira na equipa principal. Miguel Clemente “Bobó”, técnico do Kwanza-Norte, está incluído na equipa técnica liderada por Catito.
Por outro lado, António Santos

"Sales" disse que o Campeonato Africano estava agendado para Túnis, na mesma data, mas a Confederação Africana de Andebol (CAHB) alterou o palco do evento, para Abidjan, Côte d’Ivoire. O executivo da FAA não avançou as razões evocadas pelo organismo continental.

A convocatória disponível é liderada pelo 1º de Agosto e comporta atletas do Petro de Luanda, ASA e Nacional de Benguela. O clube militar fornece as seguintes atletas: Lidalva de Carvalho, Rossana Quitongo, Sandra das Chagas, Maura, Massala, Lizandra Salvador, Azenaide Carlos e Núria Pacavira. Nas petrolíferas da capital, Nelson Catito chamou Magda Cassanga, Janete Viegas, Iracelma Silva, Ivete Simão e Sílvia Mulabo. O Atlético Sport Aviação contribui com Isabel Guialo, Jucelina Yanda, Edith Bunga e Galula Kanka.

O Nacional de Benguela participa com Honorina Matumona, Josefina Domingos e Marta Vikuvaia.

Também amanha está prevista a concentração da selecção de cadetes convocada por João Ricardo para projectar o ”Africano” da categoria que a Côte d’Ivoire acolhe em simultâneo com o de juniores.