Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Andebolista publica livro

02 de Agosto, 2017

Angola (UNIA), em 2013. Além de guarda-redes de andebol da equipa do 1º de Agosto, também é trabalhador, na estação de rádio da mesma instituição académica.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Alta competição, motivação, metodologia de treino, motivação familiar e postura de um bom atleta são alguns capítulos do Livro \"Escola Vs Desporto, Como Gerir Este Jogo\" da autoria de Gilberto Figueira, \"Wawé\", lançado na segunda-feira na Galeria dos Desportos, em Luanda.

Com 216 páginas, o livro retrata aspectos relativos ao desporto e tem uma tiragem de 1000 exemplares. O segredo para ser o melhor aluno -atleta da turma, métodos de estudo, saber investir vs saber poupar, o papel da imprensa, os super-campeões angolanos venceram no desporto e na escola são alguns sub -temas que também se pode ler no livro que traz o exemplo do actual ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, que foi antigo andebolista, assim como de outras figuras.

No acto de lançamento, o andebolista do 1º de Agosto e radialista Gilberto Figueira contou com as presenças da Secretária de Estado para a Política Desportiva, Ana Paula Sacramento Neto, e outras personalidades ligadas a diferentes áreas do saber, do desporto, da economia e social.

A responsável do Ministério da Juventude e Desportos defendeu a necessidade de conciliação do binómio desporto - formação académica no desenvolvimento do país. Incentivou os actuais praticantes a harmonizarem os campos e pavilhões com a vida estudantil.
Ana Paula Sacramento Neto referiu que os exemplos contidos no livro devem chegar aos cidadãos para que possam sentir-se motivados a primar pela formação escolar e desportiva. A título de exemplo, deu o seu testemunho pessoal.

Como antiga andebolista, hoje ocupa uma função governamental no aparelho do Estado. Lembrou que os atletas da alta competição também devem preocupar-se com a criação de condições para salvaguardar a vida, após a carreira desportiva. Os actores, que emprestaram as experiências com depoimentos no livro, também usaram da palavra na cerimónia. Em unanimidade, os dirigentes e as antigas estrelas de diferentes desportos expressaram os seus sentimentos.

Os elogios e as considerações ao livro deixaram emocionado Gilberto Figueira \"Wawé\". O jovem proveniente de uma família humilde da província de Malanje revelou que a publicação contou com o apoio do Clube 1º de Agosto, entre outros, e contribui na passagem de experiências aos desportistas para o desenvolvimento multiforme do país.

A obra contou com a apresentação do professor universitário e dirigente do 1º de Agosto, Bernardo Manuel, ex-desportista, e da antiga futebolista e capitã da selecção sénior feminina, Irene Gonçalves. O primeiro foi revisor do livro e a segunda é a produtora - executiva.
Gilberto Victor Rafael Figueiredo, de seu nome próprio, é licenciado em ciências de comunicação pela Universidade Independente de Angola (UNIA), em 2013. Além de guarda-redes de andebol da equipa do 1º de Agosto, também é trabalhador, na estação de rádio da mesma instituição académica.