Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Andy Murray est na segunda posio do Ranking da ATP

12 de Julho, 2016

Novak Djokovic continua na liderana do ranking mas agora pressionado por Andy Murray

Fotografia: AFP

Com o término do terceiro Grand Slam do ano, o ranking do ténis mundial apresentou algumas mudanças na sua estrutura. Campeão em Wimbledon, Andy Murray diminuiu a diferença para o líder da ATP, Novak Djokovic, além de se isolar na segunda posição, quase a dobrar a pontuação de Roger Federer.Após cair na terceira ronda da competição, o sérvio perdeu muitos pontos e foi a 15.040, contra 10.195 de Murray. Federer vem no terceiro lugar com 5.945 e Nadal manteve-se em quarto mesmo nem tendo jogado o Slam. Wawrinka também não perdeu a sua posição.

Vice-campeão de Wimbledon, Milos Raonic ficou a apenas cinco pontos de ultrapassar Kei Nishikori e subir para a sexta posição. Semi-finalista, Tomas Berdych agora é o oitavo.Quem voltou ao top 10 do mundo foi o francês Jo-Wilfried Tsonga, que subiu duas posições após cair nos quartos de final do torneio inglês. Outro francês, Richard Gasguet, foi quem perdeu a décima posição, caindo para o 14º lugar.

Os maiores saltos no ranking no top 30 foram do francês Lucas Pouille, derrotado por Berdych nos "quartos", que subiu nove posições e agora é o 21º, e de Sam Querrey, tenista que eliminou Djokovic na terceira fase. O estadunidense conquistou 12 posições e chegou ao 29º posto.Campeão do Challenger de Braunschweig, Thomaz Bellucci subiu 13 posições e voltou ao top 50 da ATP, como número 49. Sem grandes resultados, Rogerinho perdeu uma posição e regressou para o lugar 90.

Classificado para o ATP 500 de Hamburgo, Thiago Monteiro galgou mais três degraus no ranking e já é o 123º colocado no ranking.João Souza, o Feijão, também subiu uma posição e agora é o 182 melhor tenista do mundo. Guilherme Clezar e Andre Ghem, por sua vez, caíram no ranking. Clezar perdeu um posto e é o 198º, enquanto Ghem caiu dez posições e saiu do top 200 (209º).