Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola acolhe competio de Optimist

Rosa Panzo - 04 de Novembro, 2015

Jovens angolanos esto optimistas em acolher o campeonato continental no prximo ano

Fotografia: M.Machangongo

A boa prestação das selecções nacionais, nos campeonatos africanos, atraiu as entidades da Federação Internacional de Vela. Depois de arrebatar cinco medalhas, das quais duas de ouro, no campeonato africano disputado em Outubro, na Argélia, a instituição reitora da modalidade no mundo endereçou convite a Angola para acolher o campeonato africano em 2016.

O vice-presidente  para a Vela, da Federação Angolana dos Desportos Náuticos, Nuno Gomes, confirmou que as entidades do desporto no mundo, bem como o comité de organização do último africano, manifestaram o interesse de apoiar na realização da prova continental em Angola."Angola tem potencial para organizar o evento. Os organizadores manifestaram o interesse de nos apoiar na organização do campeonato africano. Quanto a nós, já remetemos a carta ao Ministério da Juventude e Desportos e aguardamos resposta", argumentou.

O convite para a candidatura de Angola à realização do evento, é de longa data, mas foi reforçada após o Campeonato Africano de Marrocos em 2014, de acordo com Nuno Gomes. O dirigente esclareceu, que o crescimento do nível competitivo dos angolanos, principalmente na classe Optimist, nas provas internacionais, atraiu a intenção para o país organizar um evento continental.

"Ano após ano, recebemos convites para nos candidatarmos à realização de eventos internacionais. Hoje, somos uma potência na vela em África, motivo do convite, e estamos disponíveis para aceitar os convites endereçados pelas instâncias competentes do nosso desporto no mundo", disse.
Para o dirigente, o interesse de outros países virem a Angola organizar o campeonato africano cresceu mais, com a conquista de medalhas em Argel, principalmente, a de ouro conquistado pela primeira vez.

Nuno Gomes revelou, que o facto de Angola ser um país novo e diferente de outros que já acolheram provas do género, também aumenta o interesse da comunidade internacional vir competir nessa parcela de África. Em reacção ao convite da Federação Internacional de Vela, alguns ex -praticantes e amantes da modalidade referiram que Angola tem as condições para acolher o campeonato africano em 2016, desde que o Ministério da Juventude e Desportos dê o aval na devida altura.

Domingos Manuel disse, que "existem clubes com bons velejadores". O ex-praticante assegura que esses jovens "têm conhecimentos valiosos" para apoiar na organização do evento africano.Quanto ao alojamento e outros apoios logísticos, Domingos Manuel ressalta o aumento de mais quartos no país, principalmente, nas províncias do litoral.

"Houve investimento na hotelaria e turismo, que já respondem os pedidos de quartos e alimentos com dignidade. Tudo depende dos acordos que se fazem com as entidades organizadores do evento", disse.O Campeonato Africano de Optimist da Argélia'2015, foi o que acolheu o maior número de participantes de sempre. No total, estiveram presentes 72 atletas de 12 países.