Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola analisa a proposta

27 de Setembro, 2013

António Gomes destacou o empenho do Executivo pela visão futurista que passa pela construção de infra-estruturas

Fotografia: Santos Pedro

O director nacional dos Desportos, António Gomes "Tony Estraga", disse no Namibe que Angola estuda uma proposta para albergar a VIII Edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 2014, inicialmente atribuída a São Tomé e Príncipe.

António Gomes explicou que São Tomé e Príncipe anunciou a desistência aos membros da Comunidade e, nessa sequência, o pedido feito a Angola encontra-se em análise.

O antigo futebolista disse que Angola “tem muitos compromissos desportivos quer no presente ano quer no próximo”, esclarecendo que receber os jogos da lusofonia no próximo ano é uma situação que deve ser ponderada antes de uma tomada de decisão.

“Nada está oficialmente decidido. Nós participámos na reunião da CPLP em Cabo Verde, onde São Tomé e Príncipe informou que não tem condições para acolher os jogos.

E como a lógica é de não-interrupção, a comunidade aguarda a resposta de algum membro assumindo a organização.” António Gomes destacou o empenho do Executivo pela visão futurista que passa pela construção de infra-estruturas, acreditando que no futuro vai ser mais fácil Angola organizar eventos desportivos. A organização dos jogos da CPLP é rotativa, explicou o director nacional dos Desportos.

 “Agora era a vez de São Tomé e Príncipe organizar a prova para atletas sub-16, mas questões financeiras levaram à sua desistência.” A capacidade financeira do Estado são-tomense e a questão do alojamento, da saúde e da segurança não estão garantidas.

A primeira edição dos jogos da CPLP foi disputada em Portugal em Setembro de 1992. Seguiram-se as edições na Guiné Bissau (Abril de 1995), Moçambique (Setembro de 1997), Cabo Verde (Julho de 2002), Angola (Agosto de 2005), Brasil (Julho de 2008) e Moçambique (Agosto de 2010).