Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola assegura Volta do Cacau

João Francisco - 16 de Agosto, 2014

Ciclistas angolanos começam a esboçar mais um torneio internacional nos próximos dias depois de terem participado na 76ª Volta a Portugal competição onde brilharam

Fotografia: Jornal dos Desportos

Angola vai participar na V edição da Volta do Cacau de 28 a 31 deste mês, na República Democrática de São Tomé e Príncipe com a selecção de juniores e a equipa principal do Sport Luanda e Benfica, que detêm os troféus daquela competição de ciclismo mais importante disputada desde 2009  no arquipélago.

Segundo fontes afectas à Federação Angolana de Ciclismo (FACI) e do Sport Luanda e Benfica, confirmadas pela organização da V edição da Volta do Cacau, a equipa nacional de Angola de juniores e a equipa principal do Sport Luanda e Benfica, que foram convidadas para a competição que este ano faz parte do calendário de eventos da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Portuguesa( ACOLOP), foram as primeiras equipas que asseguraram a sua participação desde  3 de Agosto deste ano.

A Selecção Nacional de juniores de ciclismo para a V edição da Volta do Cacau, é composta pelos ciclistas Bruno Araújo, Lucas Camilo, Gabriel Cole. Wagnber Chiquito, Adilson Zacarias, Roger Carvalho, integrando ainda Kiambote João e Edjorge Gourgel na equipa técnica.

Já o Benfica de Luanda deve alinhar no máximo da sua forma para defender o título alcançado na edição 2013, com Igor Silva  "chefe de fila", Walter da Silva e Dário António Cruz Tuto. Para a V edição da Volta do Cacau, além de Angola, São Tomé e Príncipe participa  com a  equipa nacional, estando igualmente confirmada a presença de equipas de outros países de língua portuguesa, como Portugal, Cabo Verde, Moçambique e Macau, aguardando-se a todo instante que o Brasil faça a sua  confirmação.

BENFICA DE LUANDA
HOMENAGEIA ATLETAS


A equipa técnica do departamento de ciclismo do Sport Luanda e Benfica, que nesta temporada já ganhou quase tudo, tanto em termos individuais como por equipas, homenageia hoje, sábado, os seus atletas dos vários escalões, cujo destaque vai para os títulos de Campeões Nacionais em Linha e Contra-relógio, através de Igor Silva, de sub-23 de Dário António e de sub-16, com Bruno Araújo, ciclistas que estiveram também na Volta a Portugal/Liberty Seguros de 2014.

Uma iniciativa a cargo do casal Carlos e Filomena Araújo, na qualidade de directores técnicos do escalão principal e de formação, que nos últimos tempos se tem notabilizado como um verdadeiro “viveiro” da modalidade no país, chegando a socorrer, inclusive, atletas dos clubes mais pequenos, cuja margem de progressão necessita  de outros requisitos para atingirem níveis de excelência.