Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola assume hoje presidência da Zona V

Silva Cacuti - 12 de Dezembro, 2015

Ministro Gonçalves Muandumba assume o cargo da região austral de África

Fotografia: Maria Augusta

A passagem da presidência da Zona V do Conselho Superior dos Desportos em África (CSDA) do Zimbabwe para Angola vai ser o ponto mais marcante da reunião do Conselho de Ministros da Zona V, que tem lugar hoje no Hotel Vitória Garden, em Luanda. A cerimónia de passagem da presidência está prevista para as 18h00.

A presidência rotativa do Conselho de Ministros da Zona V tem a duração de dois anos e cabe o seu exercício ao país que acolhe os jogos. Angola acolhe em Dezembro de 2016, na cidade de Benguela os VII da Zona V, na categoria de Sub-20 que envolve torneios de futebol, basquetebol, atletismo, ténis, boxe, natação, netball e desporto adaptado, nas cidades de Benguela e  de Lobito. A competição regional deve movimentar mais de duas mil pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. No âmbito da reunião dos ministros dos Desportos estão previstas a realização de visitas a algumas infra-estruturas desportivas da capital angolana. São alvo de visitas o Estádio Nacional 11 de Novembro, o Centro de Reabilitação Física e o Pavilhão Multiusos de Luanda, que acolhe os jogos da Taça de Clubes Campeões Africanos de basquetebol.

A Zona V do Conselho Superior dos Desportos em África (CSDA) corresponde à Comunidade de Países da África Austral (SADC), designadamente, Angola, África do Sul, Moçambique, Botswana, Malawi, Ilhas Seychelles, Ilhas Maurícias, Madagáscar, Zimbabwe, Lesotho, RD Congo, Tanzânia, Namíbia, Zâmbia e Swazilândia.