Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola busca a qualificação

Rosa Panzo - 30 de Outubro, 2015

Velejadores apontam aos Jogos Olímpicos

Fotografia: Dombele Bernardo

A dupla nacional de velejadores, da classe 470, composta por Paixão Afonso e Matias Montinho, prepara-se em Luanda em busca do apuramento aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro'2016, no Campeonato Africano a disputar-se de 11 a 17 de Janeiro de 2016, em Cape Town, África do Sul.

Entre as selecções participantes, a anfitriã já conseguiu o apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio'2016, resultante da sua qualificação no torneio realizado em Outubro de 2014 em Israel. Angola vai discutir a única vaga restante para a África com as duplas de Moçambique e Argélia.

O vice-presidente da Federação dos Desportos Náuticos para a Vela, Nuno Gomes, garantiu que Angola tem fortes hipóteses de obter o passe para os Jogos Olímpicos, "pelo facto de estar em segundo classificado no ranking internacional, depois da África do Sul", na classe Laser Standard.

Para além da dupla Paixão Afonso/Matias Montinho, Angola aposta também no velejador Manuel Lelo, da classe Laser Standard, que se prepara em Portugal, no Clube Naval de Cascais. Lelo vai tentar a qualificação no Campeonato Africano de Argélia, a decorrer em Dezembro. Nesta competição, o representante angolano vai disputar a vaga para o Rio'2016 com representantes do Egipto, Ilhas Seicheles, Marrocos e anfitriões. 

Durante o estágio, Manuel Lelo participou de duas provas no torneio continental Europa Cup, disputado em Espanha e Portugal. No primeiro país, terminou em quinto lugar e, no segundo, em quarto.

Em Argel, o velejador vai ser acompanhando por Nuno Gomes, vice-presidente da Federação dos Desportos Náuticos para a Vela, e pelo técnico português, Pedro Pinto.