Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola busca parceria em Portugal

Silva Cacuti - 30 de Abril, 2015

Vice-presidente da Federação Portuguesa Álvaro Lopes (segundo à esquerda) trabalhou três dias em Luanda com as entidades dos desportos

Fotografia: Jornal Desportos

Técnicos da Federação Portuguesa de Voleibol podem vir a Luanda para formar pessoal administrativo, treinadores e árbitros da congénere angolana, à luz do incremento das relações entre as duas instituições. A medida foi anunciada durante a visita de Álvaro Lopes, vice-presidente da federação portuguesa, à sede da Federação Angolana de Voleibol (FAVB).

O dirigente português cumpriu uma visita de trabalho de três dias a Luanda, avaliou o estado actual da modalidade no país e constatou as condições em que a Federação angolana trabalha.

“Tivemos um encontro de direcção com o vice-presidente Álvaro Lopes em que foi informado do estado da modalidade no nosso país, as nossas perspectivas, as nossas condições de trabalho e o pessoal com que trabalhamos”, explicou Valentim Domingos, presidente da FAVB.

O responsável esclareceu que Álvaro Lopes foi mandatado pelo presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, Vicente Araújo, um dos vice-presidentes da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para avaliar o estado da modalidade nos países de língua portuguesa.

De acordo com Valentim Domingos, o dirigente português mostrou-se preocupado com o quadro de formação do pessoal e meios técnicos que encontrou na sede da FAVB.

“Alertou-nos para a necessidade de termos pessoal qualificado em várias áreas, como informática, para permitir que a Federação angolana esteja à altura de corresponder à demanda da actualidade”, reforçou.

Álvaro Lopes teve igualmente um encontro com o Director Nacional dos Desportos, António Gomes, com quem voltou a manifestar a preocupação com as actuais condições da Federação Angolana de Voleibol.

Valentim Domingos assegurou que as duas federações vão incrementar os laços e em Setembro, Vicente Araújo, presidente da Federação Portuguesa, deve visitar Luanda.

“Há muitas acções que vamos pôr em marcha até chegar a altura da visita do vice-presidente da FIVB”, garantiu.

Entre as acções a desenvolver, Valentim Domingos informou que o técnico Justino Mendes, membro da área técnica, está em Portugal, em formação.

Angola garantiu recentemente presença nos Jogos Africanos de Libreville, Gabão, com as duplas Gerson-Figueiredo e Sara-
Cátia.