Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola colecciona mais derrota nas Olimpíadas

08 de Setembro, 2016

Xadrez que se disputam na cidade de Baku, capital de Azerbaijão.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Angola somou mais uma derrota na 42ª edição das Olimpíadas Mundiais de Xadrez que se disputam na cidade de Baku, capital de Azerbaijão. Ontem, o histórico agravou com a derrota por 1,5-2,5) diante dos hondurenhos. A equipa capitaneada pelo Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro continua a claudicar a meio do jogo e nas finais.

Depois da vitória sobre as Ilhas Virgens, o caminho do triunfo está obscuro. A derrota junta-se a outras contraídas nos confrontos  com as selecções dePortugal e da República Dominicana.

Ontem, o MI Adérito Pedro perdeu diante do MF hondurenho José António Guillen Ramirez e decidiu a derrota dos angolanos. O MI David Silva, MI Erikson Soares e MF Cristiano Aguiar arrancaram empates diante do MF Nahun Gavarrete, MF Sergio Huguet e CM Ricardo Medina Viana.

Noutras partidas, a Ucrânia derrotou a China por 2,5-1,5 e a Holanda ganhou a Bielorrússia por 2,5-1,5. A Sérvia perdeu diante dos Estados Unidos da América por 1-3, Azerbaijão I perdeu diante da Índia por 1-3 e a Eslovénia perdeu diante da República Checa por 1-3.

Na tabela de classificação geral, Índia, Holanda, Canadá e Turquia partilham a liderança com 16,5 pontos cada. Mais abaixo estão os Estados Unidos da América, Cazaquistão, Chile, Filipinas, Azerbaijão e Rússia com 15,5 pontos cada.

Hoje, para a sexta jornada, Angola defronta a Nigéria, a Índia joga com a Holanda, EUA enfrenta a Ucrânia, República Checa defronta a Geórgia, Grécia joga com Azerbaijão e Canadá enfrenta a Bielorrússia.

FEMININO
Os maus resultados também perseguem as "senhoritas" angolanas. Sem o brilho da terceira jornada, a equipa capitaneada por Esperança Caxita perdeu diante das marroquinas por 1,5-2,5, em partida da quinta jornada das Olimpíadas Mundiais de Xadrez que decorrem na cidade de Baku, Azerbaijão.

A jogar de peças negras, Domingas Tavares impôs rigor no sistema táctico e ganhou a Khadija Ibrahimi. A MI Esperança Caxita, bicampeã africana júnior, empatou com a Candidata a Mestre (CM) Hinda Bahji. A MI Maria Domingos e a Delfina João baquearam nas suas partidas. A primeira perdeu diante da Firdaous Mayar Elidrissi e a outra diante da Mestre FIDE Chaimaa Alaoui Belghiti.

Noutras partidas, a Rússia derrotou Cazaquistão por 3,5-0,5, Azerbaijão I ganhou a Alemanha por 3-1, a Sérvia perdeu diante da Ucrânia por 1-3, Israel perdeu diante da Roménia por 1,5-2,5 e o Vietname empatou com a Índia (2-2).

Na liderança da tabela, a Rússia e Polónia partilham com 17 pontos cada, seguidas da Ucrânia e Geórgia com 16,5. Mais abaixo estão a Turquia e a China com 15,5 pontos. Angola ocupa a 117ª posição com oito pontos.

Hoje, para a sexta jornada, Angola e Tunísia defrontam-se às 10h00. Ucrânia defronta Rússia, a Roménia joga com a China, Cazaquistão enfrenta a Hungria, a Geórgia defronta Azerbaijão I e a Polónia joga com o Vietname.
ÁLVARO ALEXANDRE