Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola confirma presença no circuito do EFC África

Silva Cacuti - 01 de Agosto, 2015

Angola vai contar a partir deste ano, com uma etapa do circuito o EFC África, evento de artes marciais mistas (MMA), anunciou Miguel Xisto, responsável da Xmex, empresa que trabalha na organização da primeira gala do MMA o país, aprazada para 28 de Novembro, no pavilhão multiuso. O angolano Demarte “The Wolf” Pena, campeão da EFC vai disputar o combate principal da gala.

“O MMA não é grandemente difundido por cá, mas temos grandes lutadores que vamos pô-los na África do Sul. Temos um protocolo com o EFC, queremos passar a realizar mais de uma prova por ano, não só em Luanda. Estamos a construir um hexágono para ficar aqui em Angola, porque pensamos na dinamização do MMA em Angola”, disse.

No âmbito da gala de Novembro, que vai marcar os festejos do 11 de Novembro, a promotora prevê organizar cursos de juízes, formadores, seguranças e de todo o pessoal de apoio para que o país organize provas que possam dar coeficiente aos lutadores angolanos para poderem lutar no EFC África.

Miguel Xisto revelou que a perspectiva de realização em Luanda da gala, está a galvanizar os praticantes das mais diversas modalidades de luta, no país, que manifestaram interesse de participar no evento.

“Mas o MMA não pode ser praticado por lutadores de uma única modalidade, sabemos que temos gente com muito potencial, por isso, vamos apostar na formação.

A gala de 28 de Novembro em que Demarte Pena vai defender o título, prevê um cartaz com 12 a 15 combates. Miguel Xisto anunciou, que quatro angolanos estão na grelha dos combates desta gala, três deles na diáspora e um que actua no país.

No que toca à preparação administrativa, o nosso interlocutor referiu que o empresariado nacional está muito receptivo ao evento, que vai ser uma grande montra em cadeias de televisão, nos dois meses que antecedem a gala e nos outros dois seguintes. Ainda assim “chamou”para dizer que “ainda há espaço para empresas que se queiram associar ao evento”.

De 26 anos, Demarte “The Wolf” Pena, tem experiência de kung fu, muaythai, karaté e judo, conta com um palmarés com 11 vitórias, duas por submissão, uma por KO. Demarte Pena não tem registo de derrotas nem empates.