Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola conquista medalha de bronze

Álvaro Alexandre, em Nabeul - 04 de Abril, 2013

Mesatenistas nacionais falham conquista do ouro no campeonato africano da Tunísia

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional feminina de cadetes conquistou ontem, no ginásio de Couverte de Tarzaka, na cidade de Nabeul, Tunísia, a medalha de bronze do Campeonato Africano de Ténis de Mesa. As angolanas derrotaram as argelinas por 3-1, no confronto pontuável para o terceiro lugar.

A vitória diante da Argélia provocou um duplo impacto ao conjunto treinado por Manuel Pimenta, seleccionador nacional da equipa feminina. O primeiro efeito foi de ter conservado a medalha de bronze conquistada no “Africano” realizado no ano transacto, na Argélia. A parte mais importante do resultado alcançado pela dupla Ruth Tavares e Isabel Albino é de terem conseguido realizar a desforra de 0-3, imposta pelas argelinas, no ano transacto, na partida que decidiu o terceiro classificado da prova por equipas.

Angola obteve no ano passado a medalha de bronze por ter sido o segundo terceiro do ‘Africano’ de cadetes feminino. As argelinas também conquistaram bronze, na condição de acompanhantes das mesatenistas nacionais.

A medalha de bronze da Selecção Nacional de cadetes femininos resulta da vitória de Isabel Albino diante de Lina Merahi, da Argélia, por 3-1, com parciais de 9-11, 11-8, 11-9 e 11-1; e Selma Oribamise, da Argélia, por 3-0 com parciais de 11-5, 11-3 e 11-9. Ruth Tavares, de Angola, também derrotou Selma Oribamise, da Argélia, por 3-1, com parciais de 11-9, 11-8, 11-9 e 11-1. Para consumação, a dupla Isabel Albino e Ruth Tavares triunfou diante do par constituído por Selma Oribamise e Lina Merahi, por 11-4, 11-7 e 11-2.

A final do campeonato ‘Africano’ realiza-se hoje, às 9 horas, entre as selecções da Nigéria  e do Egipto. As nigerianas alcançaram a final, ao derrotarem nas meias-finais as angolanas, por 3-0. As egípcias disputam o ouro, fruto da vitória obtida sobre as argelinas, por 3-0.

COMPETIÇÃO
DE JUNIORES

Em juniores, Angola ficou na quinta posição da classificação final, resultante das vitórias sobre Congo Brazzaville por 3-1 e África do Sul, por 3-0. As responsáveis foram Maria Samalinha e Isabel Albino. A Nigéria ocupou a terceira posição e no lugar subsequente quedou-se a formação anfitriã. A final está marcada para hoje, às 9 horas, entre o Egipto e a Argélia. 

FORA DO PÓDIO
Cadetes masculinos
ocupam quarto lugar


A Selecção Nacional masculina de cadetes ocupou a quarta posição da prova por equipas do Campeonato Africano, que decorre de 1 a 6 do corrente mês,  no ginásio de Couverte de Tarzaka, na cidade de Nabeul. Com a quarta posição da classificação final os mesatenistas angolanos asseguraram a segunda medalha de bronze.

Após o desaire consentido nas meias-finais, diante da Tunísia, por 2-3, no confronto para a decisão da terceira posição, Angola voltou a sofrer derrota, diante do Congo Brazzaville, por 2-3.

Com o quarto lugar, Angola recebeu a segunda medalha de bronze da categoria de cadetes masculino. A outra de bronze foi entregue ao Congo Brazzaville, detentora do terceiro lugar. Os congoleses antes do confronto com Angola perderam com o Egipto, por 0-3, na segunda partida das meias-finais. A final da categoria está marcada para hoje, no ginásio de Couverte de Tarzaka. Em confronto vão estar a Tunísia e o Egipto.

EM JUNIORES
Em juniores, Angola ocupou a modesta sétima posição e o oitavo e último lugar ficou para Marrocos. Tal como aconteceu nos cadetes, os donos da casa vão também defrontar o Egipto na final da competição.

Após a conclusão das competições por equipas, às 10h30 de hoje, começam as eliminatórias das provas individuais, por pares e pares mistos dos campeonatos africanos  de cadetes, juniores e Sub-21, em ambos os sexos.