Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola conquista ouro em Brazzaville

Rosa Panzo - 02 de Janeiro, 2016

O voleibol nacional esteve em grande com a conquista do ouro nos Jogos Africanos de Brazzaville e procura agora marcar presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro este ano

Fotografia: José Soares

O ano de 2015, para o voleibol nacional foi positivo, o elenco dirigido por Valentim Domingos realizou as provas importantes do calendário da época.

Apesar da crise económica,  a Federação Angolana de Voleibol conseguiu realizar os nacionais e colocou as selecções em competições internacionais, contando com o apoio do Comité Olímpico Angolano.

Em 2015, o voleibol nacional elevou as cores nacionais ao mais alto nível, com a selecção nacional masculina de voleibol de praia a conquistar a medalha de ouro, nos Jogos Africanos que decorreram em Brazzaville, ao derrotar a congénere de Moçambique.

Por intermédio dos voleibolistas, Éden Cerqueira e Márcio Fernandes, a dupla angolana derrotou a congénere moçambicana constituída por Délcio Soares e Carlos Acácio, por dois setes a zero, com as parciais de 21-12 e 21-18.

Após à conquista da medalha de ouro, em Brazzaville, as duplas nacionais rumaram para o Egipto, onde participaram na penúltima etapa de apuramento ao Jogos Olímpicos do Continental Cup.

Nesta prova, a dupla Mauro Van -Dúnem e Éden Sequeira, confirmou no Cairo, a qualificação para a última etapa da Continental Cup, prova selectiva aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, a ter lugar no primeiro trimestre de 2016, em local a indicar.

Integrada no Grupo C, a Selecção Nacional masculina impôs-se nas três partidas disputadas. Na estreia, Angola venceu o Rwanda, por dois “sets” a zero (21-14 e 21-8), depois derrotou o Zimbabwe igualmente, por 2-0, com os parciais de 21-13 e 21-6. Frente aos anfitriões, o conjunto angolano venceu por 2 sets -0 (21-17 e 21-13), garantiu  o passe para a última fase.

Quanto às provas de calendário da época, em 2015, a equipa de voleibol do 1° de Agosto em sénior feminino, consentiu derrota nos jogo dos play - off com a formação do Petro de Luanda, por 2-3, no pavilhão anexo da Cidadela Desportiva.

Na classe masculina, os militares revalidaram o título de campeão nacional de voleibol sénior, ao derrotar o Petro de Luanda, por 3-0.

Em Novembro, a Federação organizou os nacionais de praia, com a dupla de Luanda, formada por Éden/Márcio Cerqueira a conquistar o título nacional, enquanto em feminino a dupla constituída por Ângela/ Rita levantou o troféu.

Os "nacionais" de praia contaram com a participação de 32 duplas, provenientes das províncias de Luanda, Huila, Namibe, Benguela e Cuanza-Sul.