Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola conquista ouro na Zâmbia

Álvaro Alexandre - 31 de Agosto, 2014

A Selecção Nacional de Basquetebol arrebatou a medalha de ouro nos Jogos Universitários da Zona VI,

Fotografia: Jornal dos Desportos

Angola é o papão das medalhas de ouro da prova de basquetebol dos jogos estudantis universitários. Os basquetebolistas estão desde 1998 até à presente data sempre a subir ao pódio. Com o presente troféu, a Federação dos Desportos Universitários colecciona cinco ouros e mais uma medalha de prata no Campeonato Africano de 2006, disputado na África do Sul.

Na Zâmbia, o triunfo foi garantido numa competição que contou com as principais selecções da África do Sul, Malawi, Zâmbia e Zimbabwe. A prova foi disputada no sistema de todos contra todos a uma volta, sagrando-se campeã a equipa com maior pontuação. Os atletas nacionais venceram todas as partidas.

Em função dos resultados obtidos nas quatro partidas da competição, a classificação foi a seguinte: Angola (8 pontos), Zâmbia (7 pontos), Zimbabwe (6 pontos), África do Sul (5 pontos) e Malawi (4 pontos).

O país marcou presença com as modalidades de basquetebol masculino, voleibol feminino e xadrez masculino. No quadro geral de medalhas, Angola obteve apenas uma de ouro e outra de bronze. O voleibol feminino foi a detentora do bronze.