Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola defronta hoje a Argentina

Melo Clemente - 09 de Dezembro, 2019

Prolas melhoraram a prestao da edio passada em que terminaram no dcimo nono lugar

Fotografia: Dr

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol defronta hoje, segunda-feira, a meio da manhã, a similar da Argentina, em partida a contar para as classificativas do décimo quinto ao décimo sexto lugares da 24ª edição do Campeonato do Mundo, prova que decorre no Japão. Refeitas do desaire de ontem, diante da forte selecção de França, as pupilas de Morten Soubak vão procurar alcançar hoje a sua terceira vitória no Campeonato do Mundo, prova que caminha para a sua recta final. Sem praticamente tempo para corrigir os erros cometidos frente a selecção francesa, o sete nacional está "obrigado" a mostrar a  qualidade do seu jogo hoje, frente as argentinas que, tal como Angola, perdeu igualmente na véspera, frente a Hungria, por 26-34. O seleccionador nacional espera que a sua rapaziada possa reagir e, consequentemente, arrancar a sua terceira vitória na prova, por formas a terminar a competição na décimo quinto posto.
Apesar de ter melhorado a prestação da edição passada, competição disputada na Alemanha, em que quedou-se no décimo nono lugar, as pérolas ficaram muito distantes da sua melhor prestação em fases finais de Campeonatos do Mundo (sétimo lugar), feito conseguido em 2007, em França, pelo malogrado técnico angolano, Jerónimo Neto. Albertina Kassoma, Isabel Guialo, Liliana Venâncio, Azenaide Carlos, Helena Paulo, Vilma da Silva, Iracelma da Silva entre outras, serão mais uma vez chamadas a mostrarem as suas qualidades, ajudando o sete nacional a vergar as sul-americanas, que estão igualmente apostadas em surpreender as campeãs africanas. Natália Bernardo, atleta que tem sido pouco utilizada pelo seleccionador nacional, Morten Soubak, pode ser a grande novidade no sete inicial do combinado nacional. Entretanto, ontem, o combinado nacional perdeu, no Pavilhão Aqua Dome, frente a França, por 17-28, em jogo das classificativas do décimo terceiro ao décimo sexto lugares do Campeonato do Mundo.O combinado nacional, que esteve em vantagem a passagem dos 13 minutos (6-3), acabou igualado no marcador, por 9-9, ao intervalo.
A meia-distância Isabel Guialo foi a melhor marcadora da equipa nacional com cinco golos, o mesmo número que as andebolistas francesas Lacrabere e Nze Minko.Em seis partidas disputadas até aqui, as campeãs africanas perderam com a Sérvia (25-32), Holanda (28-35) e Noruega (30-24), tendo vergado a Eslovénia (33-24) e Cuba (40-30), isto na fase preliminar da aludida competição.