Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola e Namíbia trocam experiências

Silva Cacuti - 24 de Junho, 2017

Responsáveis da Associação provincial de boxe e karaté-do do Cunene (Angola) e das regiões nortenhas da Namíbia ( Anguena, Cunene e Suarongo) podem estabelecer contactos no sentido da troca de experiências

Fotografia: José Soares

Segundo o responsável, os contactos com a vizinhança da Namíbia justifica-se, pelo facto das duas especialidades estarem mais desenvolvidas do lado dos namibianos.

\"Temos como objectivo estabelecer contactos com as regiões namibianas  de Suarongo, Anguena e Cunene, a fim de que surjam parcerias, torneios conjuntos para a troca de experiências,  pensamos que nós saímos a ganhar porque nota-se que eles estão muito melhor desenvolvidos, nestas duas disciplinas\", anunciou.

O responsável disse que a prioridade passa pela organização dos campeonatos provinciais, que devem ser disputados até 15 de Julho.
\"Atravessamos imensas dificuldades, mas temos vontade de ultrapassar este quadro. Contamos com apoio sempre presente do director provincial da Juventude e Desportos, António Wakanhutu José, e estamos optimistas\", disse.

Gerónimo António  disse que a Associação está envolvida na massificação pelos municípios de Ongiva (sede provincial), Xangongo, Namacunde e Cuvelai, onde já foram efectuadas visitas de levantamento sobre o estado das modalidades.

Dados do levantamento feito, revelam que o Xangongo tem registadas duas escolas, em Ongiva há três escolas, e em Santa Clara, outras duas.

\"Existem praticantes que ainda não estão catalogados. Há muita adesão de jovens nos eventos que realizamos, e cremos que há potencial para que o boxe, principalmente, renasça com força\", sustentou.