Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola e So Tom reactivam cooperao na rea do desporto

Silva Cacuti - 16 de Abril, 2015

Leal Sanches foi futebolista, capitaneou a seleco de So Tom, de 1983 a 1985, e defrontou a seleco angolana a 5 de Junho de 1985

Fotografia: AFP

Um protocolo vai reger os actos de cooperação desportiva entre as Repúblicas de Angola e de São Tomé e Príncipe. O documento está em estudo e vai estabelecer áreas prioritárias como as infra-estruturas, organização e realização de eventos e formação, de acordo com o Ministro Gonçalves Muandumba,  depois da audiência dada ontem a Marcelino Leal Sanches, homólogo de São Tomé e Príncipe.

Uma delegação do Ministério da Juventude e Desportos deve visitar São Tomé e Príncipe, em Junho, para o avanço nas conversações, com vista a reactivar o protocolo entre os dois países. O mesmo perdeu validade por caducidade. “Em resposta a um convite do senhor Ministro para nos deslocarmos a São Tomé, remetemo-lo para o mês de Junho a fim de concluir a discussão que hoje começamos com a actualização do protocolo de cooperação existente na área dos desportos e da juventude”, disse.

Gonçalves Muandumba assegurou que respondeu “ao convite do senhor ministro, na perspectiva de Angola puder, na medida das suas possibilidades e capacidades, apoiar o desenvolvimento do desporto de São Tomé”. Angola e São Tomé são países irmãos que partilham a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) como membros e este ano, celebram os seus 40º aniversários da independência nacional. Por esses factos, o encontro foi dominado por cordialidade e irmandade.

Leal Sanches, que encerrou a sua missão ao país com uma visita a Galeria dos Desportos e ao Complexo da Cidadela Desportiva, disse estar satisfeito com a hospitalidade angolana e com os passos dados no sentido do reatamento da cooperação. O governante santomense espera que Angola ajude àquele país com a transmissão da sua experiência de realização de eventos, caso lhe seja atribuída a realização dos Jogos da CPLP em 2018.

“Temos prioridades na cooperação com Angola. É sabido que não organizámos os últimos jogos da CPLP, porque não temos instalações desportivas para receber este tipo de eventos. Temos o desporto escolar e também uma política virada para a massificação do desporto. Portanto, estou aqui para manifestar estas prioridades ao ministro de Angola para vermos como podemos buscar as soluções conjuntas”, disse.  Leal Sanches foi futebolista, capitaneou a selecção de São Tomé, de 1983 a 1985, e defrontou a selecção angolana a 5 de Junho de 1985, num jogo que teve lugar na cidade cabo-verdiana da Praia.