Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola em risco no Africano de Katas

Rosa Napole?o - 02 de Março, 2017

Falta de dinheiro inviabiliza participação de Angola no Africano

Fotografia: Nuno Flash

A duas semanas da realização do Campeonato Africano de Katas, agendado de 15 a 17 do corrente, em Madagáscar, a Federação Angolana de Judo clama por apoios para levar a selecção nacional às terras do Índico. A direcção de Paulo Nzinga \"Apoló\" atravessa dificuldades financeiras para responder às necessidades.

Sem uma estratégia de gestão para atrair patrocinadores, Paulo Nzinga \"Apoló\" e companhia \"choram\" para evitar a ausência de Angola na \"prova importante\" do calendário de competições. A direcção tem a pretensão de ver a selecção nacional desfilar no evento por ser uma das mais fortes do continente africano.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o Secretário Geral da Federação Angolana de Judo, Nzinga Pedro, assegurou a prontidão da equipa. \"A selecção nacional está preparada tecnicamente e augura exibir as competências desportivas na prova africana. Entendemos o momento crítico do país e vamos contentar-nos com o que for decidido. Estamos com a esperança de conseguir alguma ajuda financeira antes do prazo limite para viajar\", disse.

Nzinga Pedro assegurou que a Federação Angolana pretende elevar o número de competições na presente época para fortalecer as competências técnicas dos atletas com vista os confrontos com adversários de outros países. \"Não queríamos falhar em nenhuma prova do calendário para dar volume competitivo aos atletas. Com a nossa ausência nas provas internacionais, corremos o risco de não conseguir o feito\", temeu. 

No mês passado, o judo nacional desistiu de uma prova de carácter internacional que ia acontecer em Luanda. O Open Internacional tem a chancela da Confederação Africana e está adiada \"sine die\" por razões alheia à Federação Angolana de Judo. Estão inscritas para o certame, as participações das selecções do Brasil, Congo, RDC, Portugal e França.

No programa de actividades para a época 2017, a Federação Angolana agendou também a participação na Taça da União Africana para os dias 27 e 28 de Maio, nos Camarões, e no Campeonato Africano de Cadetes para os dias 12 e 14 de Maio, no Egipto.
RN