Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola em risco para o Rio´2016

23 de Outubro, 2014

Angola em risco para o Rio´2016

Fotografia: Jornal dos Desportos

A informação é do antigo presidente da instituição, Rui Sanches.

Convidado a abordar a questão do estado actual da modalidade no país, o  promotor do remo e da canoagem acrescentou que nos últimos tempos o conjunto angolano está desprovido de condições de trabalho para cumprir o programa de preparação. O grupo constituído por Fortunato Pacavira e Nelson Henriques, que brilharam nos Jogos Olímpicos de 2008, na China, e 2012, na Inglaterra, está parado.

Rui Sanches afirmou, por causa da falta de dinheiro e de apoios, a Selecção Nacional não foi capaz de participar nos principais eventos internacionais para melhorar a exibição. Esse factor pode ser repetitivo no grande circuito que vai ditar a qualificação dos participantes ao Rio'2016, a ser realizado na Europa em 2015.

“Os atletas não treinam e isso, pode contribuir para o mau estado de forma dos canoístas nacionais. É importante que haja mais apoios do Ministério da Juventude e Desportos e do Comité Olímpico Angolano (COA) para a resolução do caso e facilitar o entrosamento e a presença de Angola no Rio de Janeiro”, frisou.

Angola classificou-se em sexto lugar da final B dos 1000 metros de canoagem C1, por intermédio de Fortunato Pacavira, com o registo de 4min35s e garantiu o 14º posto no ranking geral dos Jogos Olímpicos de Londres.