Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola encabea grupo A na Arglia

lvaro Alexandre - 26 de Junho, 2018

Jovens andebolistas competem na Arglia em Julho

A Selecção Nacional de  andebol juniores é cabeça de série do grupo A, da prova masculina dos III Jogos Africanos da Juventude, a decorrer de 18 a 28 de Julho, em Argélia. O técnico da Selecção Nacional evitou ontem prestar reacções sobre o sorteio dos grupos, realizado no dia 18 do mês em curso, na cidade de Abidjan, Costa do Marfim.
Nelson Catito furtou-se ontem a prestar serviço público, por falta de autorização superior, segundo disse.
\"Não tenho competência para falar do sorteio, e tão pouco avaliar o nosso grupo, em particular, e a competição, em geral\", desculpou-se.
O seleccionador nacional escolheu 12 andebolistas para enfrentar a empreitada de Argel. Para a disputa da medalha de ouro, foram escolhidos Ariel de Sousa, Moisés Bukaka, Vicêncio do Nascimento, Cristiano Soba, Tuziana Vidal, Celcius Mavinga, Raúl Gonçalo, Manuel Domingos, Herculano Chacupula, Ruben José, João dos Santos e Patrick Kluivert Felisberto.
A passagem para os quartos de finais, e consequentemente a conquista da prova, está a despertar o interesse das formações nacionais de Marrocos, Nigéria e Uganda, adversários de Angola na primeira fase.
O grupo B, está constituído por também quatro selecções, nomeadamente, Egipto (cabeça de série), Argélia (país anfitrião), Congo Democrático e por último, o Quénia.
O andebol angolano, na classe feminina, não vai marcar presença na competição que a Argélia vai albergar. A prova  conta  com a participação de oito países, está repartida em duas séries. Na \"A\", encontramos além de Angola, Congo Democrático, Egipto, Burkina Faso e Uganda, e no \"B\", estão  Camarões, Argélia, Quénia e Cabo Verde.

DEZ MODALIDADES
A direcção do Comité do Olímpico Angolano preparou uma delegação, composta por 68 membros,  41 atletas, 11 treinadores, 2 médicos, 4 fisioterapeutas, 9 dirigentes e 1 intérprete. Nos III Jogos Africanos Juventude , Angola vai participar em 10 modalidades. As disciplinas aprovadas foram o andebol (12 atletas), ginástica (12), natação (5), Karaté (2), atletismo (2), judo (2), ténis de mesa (2), vela (2), canoagem (1) e remo (1).