Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola encerra preparao para o Mundial

Silva Cacuti - 04 de Julho, 2019

Seleccionador ensaia a tctica no terreno de jogos

Fotografia: DR

Com antecedência de 48 horas em relação ao jogo de estreia, no sábado, diante da Itália, a selecção nacional, orientada pelo português Fernando Fallé, ambienta-se aos ares da cidade que desde 29 de Junho está movimentada com a disputa de diversas competições no âmbito dos Jogos Mundiais da Patinagem. Situada às margens do mar Mediterrâneo, Barcelona é uma cidade cosmopolita com uma grande importância tanto cultural quanto comercial, financeira e turística e desportiva.
As suas temperaturas nesta fase oscilam entre os 23 e 34 graus centígrados. Se a cidade de San Juan, Argentina, é tida como a "capital mundial do hóquei em patins" pode dizer-se também que a selecção está na segunda capital mundial que, por estes dias, vai centralizar as atenções ao acolher mais de quatro mil atletas de especialidades da patinagem de todo o mundo.
A cidade de encantos acolhe a equipa angolana e mais sete que vão estar integradas na elite mundial. Todas jogam a primeira fase em Villa Nova i la Geltru, mais precisamente no piso do Cem Issac Galvez.
Angola chega ao palco do mundial não para turismo. E a prová-lo, hoje mesmo, depois de cerca de duas horas de viagem, defronta a Inglaterra no último amistoso previsto. A equipa consentiu a primeira derrota na terça-feira, depois de seis jogos. Diante de Portugal, candidata mundial, a equipa nacional perdeu por 3-1, depois de uma primeira parte marcada por alguma falta de concentração, o que custou os três golos sofridos.
No reatamento, a equipa angolana surgiu mais motivada e equilibrou as "coisas" na quadra. Não permitiu qualquer golo ao adversário e marcou o tento de honra por Martin Payero.
No jogo de hoje, Fallé já não conta com os préstimos de Estevão Dala e Sérgio Lukukurico "Chipico", dispensados após o embate com Portugal.
Angola, inserida no grupo A, estreia-se no mundial diante da Itália no sábado. Na segunda feira, a selecção nacional defronta a França e fecha a primeira fase na terça-feira diante da campeã mundial, Espanha.