Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola enfrenta Antilhas Holandesas

Álvaro Alexandre - 11 de Agosto, 2014

A Selecção Nacional, orientada por Tito Martins, está na 104ª posição, com seis pontos.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O 53º tabuleiro apadrinha hoje, às 14h00, na Vila Olímpica de Tromso, o confronto entre Angola e as Antilhas Holandesas, partida pontuável para VII jornada da 41ª edição das Olimpíadas de Xadrez de 2014. A probabilidade de triunfo está repartida entre os dois conjuntos. Angola e as Antilhas Holandesas, estão com o mesmo desempenho na competição. Em sete jornadas, conseguiram reunir apenas seis pontos cada e desperdiçaram oito.

A formação que cometer menos erros nos quatro tabuleiros vai somar o oitavo ponto nas Olimpíadas, que decorrem na Noruega. As partidas de maior visibilidade da ronda VII são as seguintes: A China mede forças com o Azerbaijão, Roménia vai travar um frente a frente com a República Checa, Bósnia-Herzegovina recebe a visita da Noruega I, Ucrânia recebe a Bulgária e França cruza com a Polónia.

A Alemanha disputa os dois pontos com Cuba, Índia trava um duelo com a Arménia, Hungria enfrenta os Estados Unidos, Holanda ensaia as competências desportivas com o Brasil e Rússia defronta a Espanha. Entretanto, a Selecção Nacional sénior masculina sofreu ontem, na vila olímpica de Tromso, derrota de 1,5 - 2,5, diante da Guatemala, em partida que contou para a VII jornada da 41ª edição das Olimpíadas de Xadrez de 2014.

Com argumentos tácticos inconsistentes, Angola não teve capacidade de impedir a dinâmica de jogo exibido pela formação da Guatemala. A Selecção teve ontem uma vitória, um empate e duas derrotas, distribuídas desta maneira: Mestre Internacional Amorim Agnelo derrotou o também MI Wilson Estuardo Lorenzana, Mestre Fide Catarino Domingos empatou com o Sérgio Miguel Garcia Fuentes e MF Eduardo Pascoal e Candidato a Mestre João Simões foram derrotados pelo IM Carlos Juarez Flores e David Giron.

O Azerbaijão despachou (2,5 - 1) Cuba, República Checa derrotou (3 - 1) a Rússia, Alemanha venceu (2,5 - 1,5) a Noruega I, China derrubou (3,5 - 0,5) a Sérvia, Bulgária abateu (3 -1) a Holanda, Roménia superou (2,5 - 1,5) a Croácia, França combateu (3 - 1) a resistência oferecida pela Geórgia, Índia aniquilou (3 - 1) o Qatar e Estados Unidos venceram (3,5 - 0,5) o Uzbequistão, enquanto a Arménia empatou (2 - 2) com a Hungria. A Selecção Nacional, orientada por Tito Martins, está na 104ª posição, com seis pontos.                           
Álvaro Alexandre

OBJECTIVO
Senhoras procuram
o sétimo ponto hoje


Angola testa hoje, às 14h00, na cidade Tromso, com a sua congénere do Sudão. Mais uma vez o emparceiramento da VIII jornada da 41ª Olimpíadas de Xadrez feminina coloca dois conjuntos do mesmo campeonato e do continente Africano. As duas selecções estão igualadas a cinco pontos. As angolanas superam as adversárias no desempenho individual, produzido nas anteriores jornadas. A Selecção Nacional está com coeficiente de 11,5 contra dez do Sudão.

Ontem, as selecções de Angola e do Quénia empataram (2 - 2). A divisão de pontos aconteceu na VII jornada da 41ª Olimpíadas de Xadrez em femininos. Mestre Internacional Esperança Caxita e Maria Domingos venceram as adversárias quenianas Gloria Jumba e Candidata a Mestre Jane Wanjiru Wambugu. Delfina João e Luzia João ofereceram as vitórias a CM Riya Shah e Rose Wabuti.