Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola faz o pleno

10 de Setembro, 2013

Selecção Nacional júnior feminina de andebol fez o pleno no campeonato africano

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional júnior feminina de andebol fez o pleno no campeonato africano da categoria que decorreu em Oyo (República do Congo), ao bater na final da prova, no domingo, a República Democrática do Congo por 23-21. A selecção tinha perdido o título na edição passada da prova diante da equipa da República do Congo, que nesta edição acabou em 4º lugar.

As angolanas orientadas por Alex Fernandes, detentoras de algum favoritismo desde o início da prova, venceram na primeira jornada o Ruanda por expressivos 58-11, que acabou por ser o resultado mais volumoso da competição.

Na segunda jornada do grupo A preliminar a selecção empatou a vinte cinco golos com as congolesas da RDC, mas acabaram por garantir o passe para as meias-finais onde derrotou as anfitriãs e detentoras do título. Num jogo de desforra, as angolanas venceram por 35-32.

Para as classificativas do terceiro lugar, a Tunísia bateu a equipa da casa por 37-33 e garantiu o passe para o mundial da categoria, de 29 de Junho a 13 de Julho de 2014 na Croácia. Na mesma localidade, a Selecção Nacional de cadetes feminino já tinha conseguido o apuramento ao mundial de 2014 ao conquistar o título africano.

JOGOS MILITARES
Marinha de Guerra supera Estado-Maior

A Marinha de Guerra Nacional assumiu a liderança do quadro geral de medalhas dos VII Jogos Desportivos Militares que decorrem desde 24 de Agosto na Região Centro Sul, com a conquista do ouro em futebol, basquetebol, andebol, futsal, xadrez e voleibol.

Catorze dias depois da abertura do evento, a Marinha soma 17 medalhas, sendo 11 de ouro, três de prata e igual número de bronze, relegando para a 2.ª posição o Estado-Maior General, que liderou a tabela desde o início da competição, agora com seis medalhas de ouro, oito de prata e quatro de bronze (18).

A Força Aérea Nacional ocupa a penúltima posição, com duas medalhas de ouro, cinco de prata e sete de bronze (14), enquanto o Exército é o último da geral com duas medalhas de ouro, quatro de prata e seis de bronze (12).

Após o final dos torneios de futebol, basquetebol, futsal, voleibol, andebol, ténis de mesa e xadrez foram medalhados  412 atletas, estando em competição apenas o tae-kwan-dó, boxe, triatlo, natação, orientação militar, atletismo e superação de obstáculos. A prova termina no dia 14 deste mês.

Com o objectivo de fortalecer a capacidade operacional dos efectivos, participam no evento 1.264 atletas, em representação do Estado-Maior General das FAA, Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra. O Estado-Maior General conquistou a edição de 2011 decorrida na província do Zaire. O evento disputa-se de dois em dois anos desde 1995, tendo a primeira edição ocorrido na província da Huíla.